A formação de professores de ciências para uma prática pedagógica inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11654

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

No que tange à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, observa-se a necessidade de potencializar o currículo dos cursos de licenciatura, em especial os relacionados ao Ensino de Ciências, com disciplinas e atividades que favoreçam os conhecimentos relativos ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas. Além disso, considera-se relevante que as disciplinas que contemplam os aspectos inclusivos estejam alicerçadas na racionalidade prática, para possibilitar ao futuro professor subsídios para atuar com os estudantes com deficiência, síndrome e/ou transtornos. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de licenciandos dos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no que tange aos conhecimentos teóricos e, em especial, práticos, construídos durante o período de formação para atuar com esses estudantes no contexto regular de ensino.

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Biografia do Autor

Paloma Alinne A. Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Docente na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui Licenciatura em Física pela UNESP de Presidente Prudente; Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC); Especialista em Educação Especial Inclusiva na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI; e em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Formação de Professores de Ciências, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Ensino de Física, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a Distância. Foi coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UNIFEI durante o período de 2014 a 2015. É coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da UNIFEI.

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Publicado

01/09/2018

Como Citar

RODRIGUES, P. A. A. A formação de professores de ciências para uma prática pedagógica inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.2, p. 1449–1458, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11654. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11654. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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