A formação de professores de ciências para uma prática pedagógica inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11654Palavras-chave:
Inclusão, Ensino de Ciências, Formação de ProfessoresResumo
No que tange à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, observa-se a necessidade de potencializar o currículo dos cursos de licenciatura, em especial os relacionados ao Ensino de Ciências, com disciplinas e atividades que favoreçam os conhecimentos relativos ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas. Além disso, considera-se relevante que as disciplinas que contemplam os aspectos inclusivos estejam alicerçadas na racionalidade prática, para possibilitar ao futuro professor subsídios para atuar com os estudantes com deficiência, síndrome e/ou transtornos. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de licenciandos dos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no que tange aos conhecimentos teóricos e, em especial, práticos, construídos durante o período de formação para atuar com esses estudantes no contexto regular de ensino.Downloads
Referências
BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M; VILELA-RIBEIRO, E. V. Educação Inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015.
CAMARGO, S.; NARDI, R. A Elaboração de uma estrutura curricular e a formação de professores de Física:as intenções legais, os processos de operacionalização, os discursos dos formadores e suas práticas docentes. In: NARDI, R.; BASTOS, F. (org.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.
CAMARGO, Eder Pires de.; et al. Ensino de Física e deficiência visual: diretrizes para a implantação de uma nova linha de pesquisa. In: XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2009, Vitória. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0609-2.pdf. Acesso em: 07 jun. 2018.
DEIMLING, N. N. M.; CAIADO, K. R. M. Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas. Rev. Teoria e prática da educação, v. 15, n. 3, p. 51-64, setembro/dezembro., 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, temas básicos de educação e ensino. Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1986.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 213-231
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do Futuro Presente. Educa Lisboa, 2009.
PERRENOUD, P.; et al. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução: Claudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.