A concepção docente em uma experiência de educação infantil inclusiva: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12211

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação infantil, Concepções docentes.

Resumo

Com a efetividade da Educação Infantil inclusiva, são disponibilizadas as condições necessárias para que as crianças se desenvolvam integralmente, assim como ocorre a formação de uma nova geração, livre de preconceitos sobre o outro. Nesse contexto, através de um estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se o trabalho pedagógico contribui para a educação inclusiva de um aluno com a síndrome Cri du Chat. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma pedagoga da rede municipal de ensino, em uma cidade do interior paulista. Os dados obtidos foram analisados segundo a análise de conteúdo. É concluído que a formação docente para a educação inclusiva é, ainda, muito precária, o que faz com que os docentes não consigam atuar de forma a garantir a inclusão em sala de aula.

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Biografia do Autor

Mariana Picchi Salto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Discente do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

SALTO, M. P.; CARNEIRO, R. U. C. A concepção docente em uma experiência de educação infantil inclusiva: um estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 855–868, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12211. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12211. Acesso em: 20 abr. 2024.

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