O que estamos estudando sobre gênero na educação infantil: as lacunas na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12615

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação docente, Gênero.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ainvestigação sobre o estudo do gênero na educação infantil e a formação docente nesta temática. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de uma abordagem bibliográfica. Fazendo uso da Base de Dados Scielo, utilizando os temas principais: Gênero e Educação Infantil e a complementação de filtros selecionando artigos brasileiros, da língua portuguesa, da área de Ciências Humanas e um recorte temporal compreendendo o período de 2000 a 2017. Conclui-se que existem lacunas no processo de formação docente, relacionando-se ao preparo para lidar com a sexualidade. A escassez de pesquisas na área afunila ainda mais quando vinculada à Educação Infantil. O mapeamento de estudos possui elementos contribuintes para a composição de informações e para o possível preenchimento das lacunas concernentes a uma dada área de conhecimento.

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Biografia do Autor

Ariane Crociari, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, GEPIFE – grupo de estudos e pesquisas sobre infância, família e escolarização. UNESP/CNPQ.

Marcia Cristina Argenti Perez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, GEPIFE – grupo de estudos e pesquisas sobre infância, família e escolarização. UNESP/CNPQ.

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

CROCIARI, A.; PEREZ, M. C. A. O que estamos estudando sobre gênero na educação infantil: as lacunas na formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1556–1568, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12615. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12615. Acesso em: 25 nov. 2024.

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