Trajetórias escolares de pessoas com deficiências na educação básica: qual lugar da educação especial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13510

Palavras-chave:

Educação especial, Escolarização, Pessoas com deficiência, Teoria histórico-cultural.

Resumo

O presente trabalha analisa as trajetórias escolares de pessoas com deficiência na educação básica, com foco no processo de escolarização. Trata-se de uma pesquisa realizada com a metodologia da história oral aplicada a quatro pessoas com deficiência (cegueira, surdez e deficiência física), por meio de entrevistas semiestruturadas e uso da análise de conteúdo. O estudo sustenta-se na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados sinalizam que a escola é fundamental para garantir a escolarização do sujeito com deficiência, inclusive, a supercompensação social é um dos elementos que contribuem na conclusão da educação básica e, posteriormente, do acesso ao ensino superior. Portanto, a trajetória escolar de pessoas com deficiência evidencia que o direito à educação, mediante um ensino baseado na mediação e desenvolvimento das funções psicológicas superiores, é imprescindível na garantia da sua formação educacional.

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Biografia do Autor

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Goiabeiras, Vitória – Espírito Santo

Professor do magistério superior adjunto II e Departamento de Educação, Política e Sociedade. Doutor em Educação pela Ufes.

João Henrique da Silva, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Paricarana, Boa Vista – Roraima

Professor do magistério superior visitante do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutor em Educação Especial pela UFSCar.

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

MELO, D. C. F. de; SILVA, J. H. da. Trajetórias escolares de pessoas com deficiências na educação básica: qual lugar da educação especial?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 948–965, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13510. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13510. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas

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