O estudo do meio como processo gerador do ensino, pesquisa e extensão

Álamo Pimentel

Resumo


O artigo propõe uma abordagem do método de ensino do estudo do meio como processo gerador da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Parte-se do debate conceitual do estudo do meio a partir de aspectos do pensamento de Célestin Freinet e Anísio Teixeira, considerando experiências históricas na Educação Básica em contextos nacionais e internacionais, para a proposição metodológica de ações inovadoras no Ensino Superior na extrapolação das barreiras físicas, sociais e culturais que separam a universidade da sociedade nos seus processos de produção do conhecimento. A base empírica do texto descreve e analisa uma experiência realizada na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Palavras-chave


Estudo do meio; Interdisciplinaridade; Ensino superior.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13827



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

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