A educação social e a formação de professores em pesquisas: definições, indefinições e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.13885

Palavras-chave:

Educação social, Formação de professores, Pedagogia social

Resumo

Este texto considera e discorre sobre a dificuldade em conceituar a educação social quanto aos seus agentes, seus espaços e objetivos, todavia, enfatiza sua principal contribuição: a formação educativa para a cidadania. Do mesmo modo, atribui-se à formação de professores a necessidade de preparar educadores sensíveis ao trabalho adjacente à educação social. Dito isso, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, buscando identificar as temáticas de pesquisas que se intitulam dentro da área de conhecimento da educação social e da formação de professores, visando identificar limites e possibilidades desse campo. Metodologicamente, as discussões neste texto apresentadas ancoraram-se na pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, dissertações e teses, com recorte temporal nos últimos cinco anos (2015-2019). Considera-se necessário potencializar a produção acadêmica no âmbito da educação social e formação de professores para nortear a preparação profissional com as diferentes realidades escolares e com os diversos espaços do aprender, não escolares.

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Biografia do Autor

Amanda de Mattos Pereira Mano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professor adjunto do Curso de Educação Física e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Ciências do Desporto (UTDA) – Portugal.

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

PEREIRA MANO, A. de M.; SOUZA RIZZO, D. T. de. A educação social e a formação de professores em pesquisas: definições, indefinições e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 999–1013, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.13885. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13885. Acesso em: 22 dez. 2024.

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