Perfil dos professores de artes plásticas ingressantes na rede municipal do Rio de Janeiro e seu olhar sobre sua inserção profissional
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14071Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de arte, Inserção profissionalResumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que investigou o processo de inserção profissional de professores de Artes Plásticas (nomenclatura oficial) na rede pública municipal do Rio de Janeiro, a partir de 2016. O diálogo teórico é feito principalmente com Hurberman (2000) e Marcelo Garcia (1999). Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram 18 professores de Artes Plásticas ingressantes na rede entre os anos de 2016 e 2019. Foram tomadas para as análises as perspectivas dos próprios professores ingressantes. Os resultados indicam que os sujeitos são predominantemente mulheres jovens (20 a 40 anos), que possuem pós-graduação e que ingressaram com alguma experiência no magistério. As condições de trabalho dispararam como justificativa dos pensamentos de abandono da carreira. Foi notado que o apoio da direção e coordenação da escola ou a falta dele se mostrou fator preponderante na qualidade da inserção e desenvolvimento profissional dos docentes ingressantes. Observou-se ainda que, na busca por apoio, a maioria dos ingressantes recorre a professores conhecidos de Artes Plásticas que também sejam da rede para aliviar suas preocupações e angústias e compartilhar práticas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores. Educ. rev., Curitiba, n. 50, p. 35-49, dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jul. 2020.
BARBOSA, A. M. (org.). Arte-educação no Brasil. São Paulo. Editora Perspectiva, 2016.
COCHRAN-SMITH, M. “Learning to Teach over Time: Two Teachers, Two Paths”. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO PRINCIPIANTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, 4., 2014, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UTFPR, 2014.
ENS, R. T. et al. Evasão ou permanência na profissão: políticas educacionais e representações sociais de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 501-523, jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6698. Acesso em: 18 jul. 2020.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas Estatísticas do Censo Escolar 2017. Brasília: MEC, 2017.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora, 1999.
MIRA, M. M. Inserção profissional docente: sistematização de princípio e indicadores para melhoria desse processo. 2018. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos//00006c/00006c89.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. (Livreto). São Paulo: SIMPRO, 2007. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
PIMENTEL, L. G. Limites em expansão: licenciatura em artes visuais. Belo Horizonte, C/Arte, 1999.
SIGNORELLI, G.; MATSUOKA, S. Inserção profissional de professores iniciantes: desafios e descobertas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: PUCPR, 2015. p. 37255- 37265. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17387_8838.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214. Acesso em: 18 jul. 2020.
TEUBER, M. Relações entre Ensino, Práticas Artísticas e Pesquisa: princípios didáticos para a formação de professores de Artes Visuais. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/51727. Acesso em: 18 jul. 2020.
VAILLANT, D.; MARCELO GARCÍA, C. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thaís Spínola Afonseca, Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.