Reflexão teórica sobre as contribuições da obra de Paulo Freire para a educação especial
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14493Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Aprendizagem, Docente, Educação especialResumo
Objetivo: refletir sobre as contribuições da obra de Paulo Freire para a educação especial. Método: trata-se de uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, fundamentada nos conceitos tratados por Paulo Freire na sua obra traçando um paralelo com a educação especial de jovens e adultos. Resultados e Discussão: a partir do conhecimento oferecido pela obra de Freire, num processo reflexivo sobre a prática, emergiram possibilidades de se trabalhar as áreas potenciais dos educandos, de forma ética, apostando na construção mais horizontalizada entre docente e discente, objetivando ultrapassar suas limitações. Considerações Finais: depreende-se a premente necessidade de formação permanente dos docentes que atuam na educação especial, no intuito de desenvolver competências e habilidades, como subsídios para a elaboração de estratégias educacionais que impulsionem uma educação libertadora, contribuindo assim para a construção de outro modo de vida mais justo na Educação Especial.
Downloads
Referências
ABREU, J. Para além da pedagogia do oprimido. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
BARRETO, V. Paulo Freire para Educadores. São Paulo: Editora Arte e Ciência, 1998.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 13 jul. 2020.
BRITO, C. G. S.; SILVA, N. C.; MONTENEGRO, L. Metodologia de Paulo Freire no desenvolvimento da educação permanente do enfermeiro intensivista. Rev. Enfermagem, v. 16, n. 03, 2012. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/21100. Acesso em: 10 jul. 2020.
CORRÊA, A. M. C. Pedagogia do oprimido, tantos anos depois. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais. 1994
FREIRE, P. Carta sobre Educação Permanente e a Cidade Educativa. Acervo do Centro de Referência Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, nov. 1992.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros manuscritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 75. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020
GADOTTI, M. et al. (org.). Paulo Freire: Uma biobibliografia. São Paulo: Instituto Paulo Freire, Editora Cortez, 1996.
HÖELZ, J. S. Ontem e hoje: um grito freiriano por liberdade. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
KASSAR. M. C. M. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011.
MARQUES, S. M. Pensar e agir na inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais decorrente de uma deficiência, a partir de referenciais freirianos: rupturas e mutações culturais na escola brasileira. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Universidade de Lumière Lyon 2, São Paulo, 2007.
MOURA, M. E. Pedagogia da palavra. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
OYAN, E. M. O dia a dia da pedagogia do oprimido. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
PLETSCH, M. D. O que há de especial na educação especial brasileira? Momento - Diálogos em Educação, v. 29, n. 1, p. 57-70, jul. 2020. ISSN 2316-3100. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9357
POLO, A. O que esperar da escola e do professor de hoje. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
PORTUGUÊS, C. P. Na trilha da busca pela humanização. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
PURCARI, C. Pedagogia que liberta mediante a do-discência. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
REIS, P. J. F. M. Paulo Freire: análise de uma história de vida. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei, 2012.
SANTOS, J. H. et al. Pensar educação inclusiva em uma perspectiva freiriana. Ciências humanas e sociais, Alagoas, v. 4, n.2, p. 129-140, nov. 2017.
SANTOS, S. C. P. Educação permanente com vistas à integralidade do cuidado na rede de saúde mental. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
UNESCO. Declaração Mundial de Educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990.
VITORINO, D. C. Entre Freire e Fanon: um diálogo transatlântico sobre a opressão. In: 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. Disponível em: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/E-book_50_Olhares.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Silvia Cristina Pereira dos Santos, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Elaine Antunes Cortez, Suellen Gomes Barbosa Assad, Renata Souza Vogas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.