Estratégias de leitura para a infância

O que as pesquisas dizem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17061

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, Literatura infantil, Infância

Resumo

Este artigo se constitui de um recorte de uma tese de doutorado que surge, assim, a partir da necessidade de defender especificamente os direitos do pequeno leitor, o direito à literatura infantil e ao encantamento na infância. A fim de reconhecer a importância dessa discussão, este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com intuito de obter um parâmetro e identificar o que as pesquisas apresentam sobre práticas mediadas com estratégias de leitura para a infância que impulsionam a formação do pequeno leitor na Educação Infantil. Os resultados demonstram a existência de número reduzido de teses e dissertações que tratam sobre as estratégias de leitura para infância, sugerindo-se a necessidade de ampliar os estudos sobre essa temática.

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Biografia do Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Educação.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise, do Programa de Pós-graduação em Psicologia (na função de coordenadora) e do Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

FERNANDES, G. F. G.; OLIVEIRA, K. L. de. Estratégias de leitura para a infância: O que as pesquisas dizem? . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023031, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17061. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17061. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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