Processos formativos de docentes em atuação na Educação Infantil
Necessidades e dificuldades vivenciadas no percurso de desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17329Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação continuada, Desenvolvimento profissional docenteResumo
Este artigo é parte de dissertação de mestrado envolvendo professoras atuantes na educação infantil brasileira, e versa sobre a formação continuada como qualificação e desenvolvimento profissional docente. Discute as especificidades da educação infantil, com objetivo de compreender as necessidades e dificuldades de formação continuada como mecanismo de desenvolvimento profissional dos docentes nesta etapa educacional. Desenvolvida na abordagem qualitativa e descritiva, empreenderam-se estudos teóricos pautados em Garcia (1999), Gatti (2008, 2011), Campos (2013, 2018), Abuchaim (2018a, 2018b), bem como nas descrições, categorizações e análises das entrevistas coletivas realizadas em duas escolas de educação infantil situadas em Aracaju-SE/Brasil. Os dados produzidos foram tratados referencialmente na análise de conteúdo de Bardin (2016). Evidenciou-se que a escuta docente constitui ferramenta de aproximação das necessidades e dificuldades dos docentes, no âmbito das vivências e nos processos de formação continuada. Considera-se que a formação continuada constitui elemento de qualificação para o desenvolvimento profissional dos docentes e, consequentemente, na educação da primeira infância.
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