Processos formativos de docentes em atuação na Educação Infantil

Necessidades e dificuldades vivenciadas no percurso de desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17329

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação continuada, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

Este artigo é parte de dissertação de mestrado envolvendo professoras atuantes na educação infantil brasileira, e versa sobre a formação continuada como qualificação e desenvolvimento profissional docente. Discute as especificidades da educação infantil, com objetivo de compreender as necessidades e dificuldades de formação continuada como mecanismo de desenvolvimento profissional dos docentes nesta etapa educacional. Desenvolvida na abordagem qualitativa e descritiva, empreenderam-se estudos teóricos pautados em Garcia (1999), Gatti (2008, 2011), Campos (2013, 2018), Abuchaim (2018a, 2018b), bem como nas descrições, categorizações e análises das entrevistas coletivas realizadas em duas escolas de educação infantil situadas em Aracaju-SE/Brasil. Os dados produzidos foram tratados referencialmente na análise de conteúdo de Bardin (2016). Evidenciou-se que a escuta docente constitui ferramenta de aproximação das necessidades e dificuldades dos docentes, no âmbito das vivências e nos processos de formação continuada. Considera-se que a formação continuada constitui elemento de qualificação para o desenvolvimento profissional dos docentes e, consequentemente, na educação da primeira infância.

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Biografia do Autor

Julianna Britto Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO (UFS).

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente-INTERAÇÃO/UFS. Doutorado em Educação (UFS).

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

04/12/2023

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, J. B.; MENEZES SANTOS, L. A.; GOMES RAMOS, T. K. Processos formativos de docentes em atuação na Educação Infantil: Necessidades e dificuldades vivenciadas no percurso de desenvolvimento profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023119, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17329. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17329. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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