Ações educativas em saúde por professores do ensino fundamental

Uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18269

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde pública, Educação, Educação básica

Resumo

Objetivou-se identificar e mapear estratégias utilizadas por professores para o processo de educação em saúde na escola com alunos do ensino fundamental. Trata-se de uma scoping review, realizada em dezembro de 2021. Utilizou-se cinco bases de dados e a literatura cinzenta para busca de dados. Foram encontrados 4449 títulos, após leitura de títulos, resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, incluiu-se 10 estudos. Os resultados descrevem estudos epidemiológicos de vários países. As temáticas perpassam por nutrição, saúde bucal, atividade física, saúde mental e autorregulação do uso de álcool e tabaco. As atividades foram prioritariamente de integração curricular ou projetos. Os professores sempre receberam capacitação antes da realização das intervenções. Conclui-se que os professores são integrantes fundamentais do processo de educação em saúde na escola. As atividades transversais são o caminho para uma intervenção eficaz.

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Biografia do Autor

Marhla Laiane de Brito Assunção, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Enfermagem.

Luciana Pedrosa Leal , Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE.

Diego Augusto Lopes Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Enfermagem.

Cleide Maria Pontes , Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE.

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Publicado

27/03/2024

Como Citar

ASSUNÇÃO, M. L. de B.; LEAL , L. P.; OLIVEIRA, D. A. L.; PONTES , C. M. Ações educativas em saúde por professores do ensino fundamental: Uma revisão de escopo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024042, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18269. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18269. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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