Comportamentos atípicos de crianças e adolescentes com TEA e outros transtornos
Efeitos de uma intervenção
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18549Palavras-chave:
Educação, Psicologia, Análise do ComportamentoResumo
Comportamentos atípicos, comportamentos destrutivos, autolesão ou manias podem dificultar a inclusão de crianças nas escolas. Para avaliar a emissão e frequência destes comportamentos, alguns instrumentos são utilizados, entre eles, o Aberrant Behavior Checklist (ABC), com o objetivo de avaliar se os procedimentos realizados tiveram êxito para aumentar a frequência de comportamentos mais adequados. Dezoito profissionais utilizaram o ABC para avaliar os comportamentos de seus pacientes e alunos após um programa de ensino em Análise do Comportamento, com o objetivo de ensinar os profissionais a manejarem os comportamentos atípicos, diminuindo a emissão destes e aumentando a emissão de outros comportamentos socialmente mais desejáveis. Em avaliação pré e pós-teste, foram obtidos diferença significativa em todos os domínios listados no ABC, inferindo que a emissão dos comportamentos atípicos diminuíra após os participantes entrarem em contato com o programa de ensino, sendo as professoras as participantes com melhores resultados no pós-teste.
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