Comportamentos atípicos de crianças e adolescentes com TEA e outros transtornos

Efeitos de uma intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18549

Palavras-chave:

Educação, Psicologia, Análise do Comportamento

Resumo

Comportamentos atípicos, comportamentos destrutivos, autolesão ou manias podem dificultar a inclusão de crianças nas escolas. Para avaliar a emissão e frequência destes comportamentos, alguns instrumentos são utilizados, entre eles, o Aberrant Behavior Checklist (ABC), com o objetivo de avaliar se os procedimentos realizados tiveram êxito para aumentar a frequência de comportamentos mais adequados. Dezoito profissionais utilizaram o ABC para avaliar os comportamentos de seus pacientes e alunos após um programa de ensino em Análise do Comportamento, com o objetivo de ensinar os profissionais a manejarem os comportamentos atípicos, diminuindo a emissão destes e aumentando a emissão de outros comportamentos socialmente mais desejáveis. Em avaliação pré e pós-teste, foram obtidos diferença significativa em todos os domínios listados no ABC, inferindo que a emissão dos comportamentos atípicos diminuíra após os participantes entrarem em contato com o programa de ensino, sendo as professoras as participantes com melhores resultados no pós-teste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Yazawa, Tribunal de Justiça de São Paulo

Brasil. Psicóloga do Judiciário. Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP).

Fabiola Colombani, Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia e Coordenadora da Clínica de Psicologia. Doutorado em Educação (UNESP).

Gelci Saffiotte Zafani, Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia. Mestrado em Educação (UNESP).

Referências

AMAN, M. G.; MCDOUGLE, C. J.; SCAHILL, L.; HANDEN, B.; ARNOLD, L. E.; JOHNSON, C.; WAGNER, A. Medication and parent training in children with pervasive developmental disorders and serious Behavior problems: Results from a randomized clinical trial. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 48, n. 12, p. 1143–1154, 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3142923/pdf/nihms302680.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

AMAN, M. G.; NORRIS, M.; KAAT, A. J.; ANDREWS, H.; CHOO, T.; CHEN, C.; BANN, C.; ERICKSON, C. Factor Structure of the Aberrant Behavior Checklist in Individuals with Fragile X Syndrome: Clarifications and Future Guidance. Journal of child and adolescent psychopharmacology, v. 30, n. 8, p. 512-521, 2020. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/cap.2019.0177. Acesso em: 30 ago. 2023.

AMAN, M. G.; SINGH, N. N.; STEWARD, A. W.; FIELD, C. The aberrant Behavior checklist: a Behavior rating scale for the assessment of treatment effects. American Journal of Mental Deficiency, v. 89, n. 5, p. 485-491, 1985. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3993694/M Acesso em 30 de ago. 2023

BARALDI, G.S. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Problemas de comportamento (BPI-01). 2016. 97 f. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/b4746f40-f30f-4671-b916-f2f57a184e3a. Acesso em: 30 ago. 2023.

BIERMAN, K. L.; ERATH, S. A. Programa de prevenção e intervenção que promovem relações positivas entre pares na primeira infância. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, 2004. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/relacoes-entre-pares/segundo-especialistas/programas-de-prevencao-e-intervencao-que-promovem. Acesso em: 30 ago. 2023.

DONNELLAN, A. M.; MIRENDA, P. L.; MESAROS, R. A.; FASSBENDER, L. L. Analysing the communicative functions of aberrant Behavior. The Association for Persons with Severe Handicaps, v. 9, n. 3, p. 201-212, 1984. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/154079698400900306. Acesso em: 30 ago. 2023.

FORNAZARI, S. A.; KIENEN, N.; VILA, E. M.; NANTES, F. O.; PROENÇA, M. R. Programa informatizado para capacitar professores em habilidades sociais: contribuições para a inclusão. Psicologia da educação, v. 1, n. 38, p. 17-34, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000100003. Acesso em: 30 ago. 2023.

FORNAZARI, S. A. Comportamentos inadequados e produtividade em pessoas com deficiência mental ou múltipla em ambiente educacional. 2005. 180 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2005. Não publicada.

FORNAZARI, S. A. Redução de comportamentos inadequados em portadores de deficiência mental, no treino para o trabalho. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2000. Não publicada.

GERALDO, D. E. Problemas de comportamento de criança com necessidades educacionais especiais, saúde e práticas educativas do cuidador. 2017. 192 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-05022018-155845/pt-br.php. Acesso em: 30 ago. 2023.

ISHII, A.; IHARA, H.; OGATA, H.; SAYAMA, M.; GITO, M.; MURAKAMI, N.; AYABE, T.; OTO, Y.; TAKAHASHI, A.; NAGAI, T. Autistic, aberrant, and food-related Behaviors IN: Adolescents and young adults with Prader-Willi Syndrome: The effects of age and genotype. Behavioural Neurology, v. 3, p. 461-545, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5758853/. Acesso em: 30 ago. 2023.

IWATA, B.; DORSEY, M. F.; SLIFER, K. J.; BAUMAN, K. E.; RICHMAN, G. S. Toward a functional analysis of self-injury. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 27, n. 2, p. 197-209, 1994. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1297798/. Acesso em: 30 ago. 2023.

KAAT, A. J.; LECAVALIER, L.; AMAN, M. G. Validity of the Aberrant Behavior Checklist in Children with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 44, n. 5, p. 1103–1116, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24165702/. Acesso em: 30 ago. 2023.

KERR, C.; BREHENY, K.; LLOYD, A.; BRAZIER, J.; BAILEY, D. B.; BERRY-KRAVIS, E.; COHEN, J.; PETRILLO, J. Developing a utility index for the aberrant Behavior checklist (ABC-C) for fragile X syndrome. Quality of Life Research, v. 24, n. 2, p. 305-314, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4317522/. Acesso em: 30 ago. 2023.

LOSAPIO, M. F.; SILVA, L. S.; PONDÉ, M. P.; NOVAES, E. M.; SANTOS, D. N.; ARGOLLO, N.; OLIVEIRA, I. M. S.; BRASIL, H. H. A. Adaptação transcultural parcial da escala Aberrant Behavior Checklist (ABC), para avaliar eficácia de tratamento em pacientes com retardo mental. Cadernos de saúde pública, v. 27, n. 5, p. 909-923, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/VpNBfYkhBvx4jyYzMGVB9mg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2023.

LOVAAS, O. I. Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in young autistic children. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 55, n. 1, p. 3–9, 1987. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3571656/. Acesso em: 30 ago. 2023.

MATSON, J. L.; NEBEL-SCHWALM, M. S. Comorbid psychopathology with autism spectrum disorder in children: an overview. Elsevier, v. 28, n. 4, p. 341-352, 2007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16765022/. Acesso em: 30 ago. 2023.

MATSON, J. L.; KOZLOWSKI, A. M. The increasing prevalence of autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, n. 1, p. 418–425, 2011. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1750946710000917. Acesso em: 30 ago. 2023.

NORRIS, M., AMAN, M. G., MAZUREK, M. O., SCHERR, J. F., BUTTER, E. M. Psychometric characteristics of the aberrant behavior checklist in a well-defined sample of youth with Spectrum disorder. Research in autism spectrum disorders, v. 62, 6, p. 1-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1750946719300273. Acessado em: 25 set. 2023.

SALEHI, P.; HERZIG, L.; CAPONE, G.; LU, A.; ORON, A. P.; KIM, S. J. Comparison of aberrant Behavior checklist profiles across Prader-Willi syndrome, Down syndrome and autism spectrum disorder. American Journal of Medical Genetics, v. 21, p. 1-9, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30575291/. Acesso em: 30 ago. 2023.

SHAW, G. S. L. Núcleo temático inclusivo para construção de conhecimentos de licenciandos em ciências da natureza sobre o transtorno do espectro autista. Atos e pesquisa em educação, v. 16, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9037. Acesso em: 30 ago. 2023.

SCHMIDT, J. D.; HUETE, J. M.; FODSTAD, J. C.; CHIN, M. D.; KURTZ, P. F. An evaluation of the Aberrant Behavior Checklist for children under age 5. Research in Developmental Disabilities, v. 34, n. 4, p. 1190-1197, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23376629/. Acesso em: 30 ago. 2023.

SOTO, I. A. L. C.; RODRÍGUEZ, H. G. H.; CALVILLO, M. E. N.; NAVARRO, F. G.; ELÍAS, C. L. G.; GOLLAZ, G. G.; ORO, A. B. Validación de la versión en español de la aberrant Behavior checklist-community en pacientes autistas mexicanos. Revista Mexicana de Neurociência, v. 19, n. 2, p. 49-61, 2018. Disponível em: https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=78770. Acesso em: 30 ago. 2023.

YAZAWA, T.; FORNAZARI, S. A. Graves problemas de comportamento em saúde: como lidar? [S. l.]: Universidade de Londrina, 2015. Material não publicado.

YAZAWA, T.; FORNAZARI, S. A.; RODRIGUES, O. M. P. R. Graves problemas de comportamento em saúde e educação, como lidar? [S. l.]: Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, 2018. Material não publicado.

ZARCONE, J. R.; HELLINGS, J. A.; CRANDALL, K.; REESE, R. M.; MARQUIS, J.; FLEMING, K.; SHORES, R.; WILLIAMS D.; SCHROEDER, S. R. Effects of risperidone on aberrant Behavior of persons with developmental disabilities: I. A double-blind crossover study using multiple measures. American Journal on Mental Retardation, v.106, n. 6, p. 525-538, 2001 Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11708938/. Acesso em: 30 ago. 2023.

Publicado

03/10/2023

Como Citar

YAZAWA, T.; COLOMBANI, F.; SAFFIOTTE ZAFANI, G. Comportamentos atípicos de crianças e adolescentes com TEA e outros transtornos: Efeitos de uma intervenção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023090, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18549. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18549. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.