Espaços da Educação Infantil em Porto Velho-RO
Palavras-chave:
Educação infantil, Educação escolar, Espaços e ambientesResumo
O estudo apresentado é resultado de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, e teve como objetivo analisar os espaços e ambientes de escolas municipais de Educação Infantil de Porto Velho-RO. A investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos postulados de Vigotski. Foram utilizadas as escalas Early Childhood Environment Rating, Third Edition (ECERS-3) e Infant/Toddler Environment Rating, Third Edition (ITERS-3) (Harms; Cryer; Clifford, 2020) para avaliar os espaços e materiais das turmas de creches e pré-escolas de cinco escolas de Educação Infantil da rede municipal de Porto Velho-RO. A avaliação dos espaços educacionais apontou uma qualidade entre inadequada e minimamente adequada. Os resultados obtidos com a aplicação das escalas demonstram que tais instrumentos são importantes para subsidiar e orientar a implementação de melhorias nas escolas de Educação Infantil, visto que avaliam diferentes aspectos relacionados à educação de crianças de zero a cinco anos.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1945301
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