Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2699Palavras-chave:
Educação Sexual, Sexualidade, Gênero, Educação, Cotidiano Escolar,Resumo
A educação sexual é um processo constante e contínuo que objetiva desenvolver a autonomia nas questões referentes à sexualidade. As relações de gênero são marcadas por desigualdades, submissão e obediências determinadas e construídas histórica e culturalmente, constituindo relações de poder. Na escola, estes processos socioculturais se repetem a partir das atitudes e comportamentos que podem ser observados em professores e alunos, portanto a escola se torna um espaço propício ao desenvolvimento de ações educativas na esfera da sexualidade. O objetivo deste trabalho, então, foi analisar possibilidades e verificar a importância de se trabalhar questões referentes à educação sexual e gênero no ambiente escolar. O trabalho foi realizado em dois encontros, sendo utilizados como instrumentos, anotações e informações obtidas pelos pesquisadores. Pudemos perceber que a orientação sexual no cotidiano escolar ocorre de maneira escassa e informal, os professores não têm formação para atuar, e quando se manifestam geralmente suas posturas e opiniões eram carregadas de preconceitos e estereótipos. No entanto, sua participação nos encontros foi positiva e foi possível promover a reflexão sobre várias questões referentes à sexualidade e gênero. Os educadores foram capazes de refletir criticamente sobre a importância da educação sexual e a expressão da sexualidade do ser humano, identificando e questionando valores, estereótipos, preconceitos e crenças culturalmente inseridas nas vidas destes profissionais.Downloads
Publicado
25/05/2010
Como Citar
ARAUJO, K. C. V. de; AUGUSTO, V. O.; RIBEIRO, P. R. M. Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 152–161, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i1.2699. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699. Acesso em: 5 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.