Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio

Autores

  • Karla Cristina Vicentini de Araujo
  • Viviane Oliveira Augusto
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2699

Palavras-chave:

Educação Sexual, Sexualidade, Gênero, Educação, Cotidiano Escolar,

Resumo

A educação sexual é um processo constante e contínuo que objetiva desenvolver a autonomia nas questões referentes à sexualidade. As relações de gênero são marcadas por desigualdades, submissão e obediências determinadas e construídas histórica e culturalmente, constituindo relações de poder. Na escola, estes processos socioculturais se repetem a partir das atitudes e comportamentos que podem ser observados em professores e alunos, portanto a escola se torna um espaço propício ao desenvolvimento de ações educativas na esfera da sexualidade. O objetivo deste trabalho, então, foi analisar possibilidades e verificar a importância de se trabalhar questões referentes à educação sexual e gênero no ambiente escolar. O trabalho foi realizado em dois encontros, sendo utilizados como instrumentos, anotações e informações obtidas pelos pesquisadores. Pudemos perceber que a orientação sexual no cotidiano escolar ocorre de maneira escassa e informal, os professores não têm formação para atuar, e quando se manifestam geralmente suas posturas e opiniões eram carregadas de preconceitos e estereótipos. No entanto, sua participação nos encontros foi positiva e foi possível promover a reflexão sobre várias questões referentes à sexualidade e gênero. Os educadores foram capazes de refletir criticamente sobre a importância da educação sexual e a expressão da sexualidade do ser humano, identificando e questionando valores, estereótipos, preconceitos e crenças culturalmente inseridas nas vidas destes profissionais.

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Publicado

25/05/2010

Como Citar

ARAUJO, K. C. V. de; AUGUSTO, V. O.; RIBEIRO, P. R. M. Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 152–161, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i1.2699. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699. Acesso em: 5 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos

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