O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados

Autores

  • Marco Antonio Melo Franco Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paloma Roberta Euzebio Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841

Palavras-chave:

Inclusão. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem

Resumo

A investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.

Biografia do Autor

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciências da Saúde, Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

Paloma Roberta Euzebio Rodrigues

Pedagoga, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1184–1197, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.7841. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)