Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8137

Palavras-chave:

Gênero. Educação. Comportamento. Religião.

Resumo

A proposta do presente artigo é a de discutir as questões sobre o conceito de gênero, que envolveram as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), aliado com os conceitos sobre modelagem de comportamento e educação sob uma estrutura skinneriana. Além disso, o discurso religioso veiculado pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) parece tentar modelar o comportamento, a fim de que as pessoas rejeitem a própria palavra ‘gênero’ nos documentos, ignorando as bases legais na educação. Os resultados teóricos revelam em que medida os argumentos religiosos tentam controlar ou alterar as contingências humanas, entre elas a educacional, com o uso do reforço verbal condicionando-o à ideia de possibilidade de céu ou inferno.

Biografia do Autor

Rodrigo Pedro Casteleira, Universidade Estadual de Maringá

Formado em filosofia e mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Maringá, doutorando em educação, pelo Departamento em Educação, Universidade Estadual de Maringá. Professor de filosofia na rede pública paranaense.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-Doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Departamento de Teoria e Prática da Educação Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio de três meses na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. Atua como membro do Comitê Científico da ANPED, do GT-23 - Gênero, Sexualidade e Educação. É lider do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado e VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. Co-organizadora do livro: GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIAS ESCOLARES.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

Casteleira, R. P., & Maio, E. R. (2017). Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 243–257. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8137

Edição

Seção

Artigos