A relação entre educação e trabalho: um contexto de contradições e a aproximação com a educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8248Palavras-chave:
Educação. Trabalho. Educação Profissional.Resumo
O artigo foi produzido, a partir de um estudo bibliográfico, com a finalidade de apresentar breve reflexão sobre as categorias trabalho e educação, seguida de análise sobre como estas estão inseridas nos discursos da atual política pública de educação profissional, especialmente no documento de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFS. Foram consideradas para o estudo produções teóricas de autores que vêm estudando sobre estas duas categorias centrais, contextualizadas nos movimentos históricos e políticos da educação profissional no Brasil. Partindo destas leituras, realizou-se análise documental da legislação e textos periféricos que abordam a Lei nº 11.892, de dezembro de 2008, a qual institui a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e concede nova institucionalidade às Escolas Técnicas Federais e aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica, os CEFETs. Tal análise consistiu em conhecer, na tentativa de compreender como e se tal legislação aborda, no interior de seu discurso, as categorias trabalho e educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.