Interdisciplinaridade, currículo e tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8303

Palavras-chave:

Currículo. Interdisciplinaridade. Tecnologia. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente estudo discute a relação entre Currículo, Interdisciplinaridade e Tecnologia a partir de uma perspectiva epistemológica, metodológica e ontológica. Fundamentado nos estudos de Sacristán (2000) e Moreira e Silva (1999) apresenta-se as principais teorias de currículo e suas implicações no cotidiano da escola. A Interdisciplinaridade, ancorada nos estudos de Fazenda (2001, 2014) aponta para as possibilidades de complementaridade entre os saberes e da parceria como essencial à uma prática intencional e contextualizada. Valente (1993) e Silva (2002) defendem que a tecnologia precisa ser integrada ao currículo e que deve contribuir para as discussões que envolvem o cotidiano. A partir de uma perspectiva qualitativa, discutem-se duas práticas pedagógicas realizadas no Laboratório de Informática, com duas turmas de Ensino Fundamental, uma de quinto e outra de oitavo ano, em uma escola de uma rede privada de ensino. As práticas revelaram: i) a importância da parceria entre os professores; ii) a necessidade do trabalho com temáticas advindas de uma perspectiva crítica do currículo; e iii) as possibilidades que o uso da tecnologia oferece às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento da autonomia dos alunos, contribuindo para sua formação e para a própria formação dos professores.

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Biografia do Autor

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Currículo e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. Assessora Pedagógica no Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Taubaté. Pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486008243996275

Ivani Catarina Arantes Fazenda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Livre Docente em Didática pela UNESP. Doutora em Antropologia pela USP. Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Pedagoga pela USP. Professora Titular do Programa de Pos-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP. Coordenadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade). Professora Associada do CRIE (Centre de Recherche et Intervention Educative) da Universidade de Sherbrooke- Canadá. Membro do CIRET/UNESCO. Membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciencias da Educação-Universidade de Evora- Portugal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1D - CA ED Educação

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9538159500171350

Referências

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

DE SOUZA, M. A.; FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade, currículo e tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 708–721, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8303. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8303. Acesso em: 1 ago. 2021.

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