Coordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional

Paulo Constantino, Marcia Poletine

Resumo


Relata uma pesquisa que pretendeu desvelar o papel dos coordenadores de cursos na educação profissional técnica. Durante as diferentes fases da pesquisa-ação, com intervenções realizadas pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, São Paulo, entre os anos de 2011 e 2014, percebeu-se que as atribuições previstas nas diretrizes oficiais da instituição, bem como a preponderância dos aspectos pedagógicos sobre os administrativos, direcionavam decisivamente os papeis que estes profissionais acabavam por assumir. Entretanto, no percurso, é possível que o trabalho do coordenador de curso acabasse por ser associado ao serviço burocrático ou ao mero atendimento de demandas cotidianas. Superando tal postulado, entendemos que o coordenador de curso precisa ser um elemento ativo no planejamento e execução do trabalho pedagógico das habilitações que coordena, um colaborador ativo no processo de ensino, na formação continuada de seus pares e no refinamento das práticas docentes. Os resultados das avaliações institucionais demonstram a contribuição que as ações da pesquisa ofereceram nos últimos anos ao grupo focal de 22 escolas localizadas na Região de Marília.


Palavras-chave


Educação profissional. Coordenação de cursos. Formação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8394



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