Coordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional

Autores

  • Paulo Constantino UNESP Marilia / Centro Paula Souza
  • Marcia Poletine Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8394

Palavras-chave:

Educação profissional. Coordenação de cursos. Formação continuada.

Resumo

Relata uma pesquisa que pretendeu desvelar o papel dos coordenadores de cursos na educação profissional técnica. Durante as diferentes fases da pesquisa-ação, com intervenções realizadas pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, São Paulo, entre os anos de 2011 e 2014, percebeu-se que as atribuições previstas nas diretrizes oficiais da instituição, bem como a preponderância dos aspectos pedagógicos sobre os administrativos, direcionavam decisivamente os papeis que estes profissionais acabavam por assumir. Entretanto, no percurso, é possível que o trabalho do coordenador de curso acabasse por ser associado ao serviço burocrático ou ao mero atendimento de demandas cotidianas. Superando tal postulado, entendemos que o coordenador de curso precisa ser um elemento ativo no planejamento e execução do trabalho pedagógico das habilitações que coordena, um colaborador ativo no processo de ensino, na formação continuada de seus pares e no refinamento das práticas docentes. Os resultados das avaliações institucionais demonstram a contribuição que as ações da pesquisa ofereceram nos últimos anos ao grupo focal de 22 escolas localizadas na Região de Marília.

Biografia do Autor

Paulo Constantino, UNESP Marilia / Centro Paula Souza

Doutor em Educação pela UNESP Marília. Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo na região de Marília/SP e como professor no Depto. de Didática da UNESP Marília.

Marcia Poletine, Centro Paula Souza

Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo.

Referências

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

CONSTANTINO, P.; POLETINE, M. Coordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 44–58, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.8394. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8394. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos