Coordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional

Autores

  • Paulo Constantino UNESP Marilia / Centro Paula Souza
  • Marcia Poletine Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8394

Palavras-chave:

Educação profissional. Coordenação de cursos. Formação continuada.

Resumo

Relata uma pesquisa que pretendeu desvelar o papel dos coordenadores de cursos na educação profissional técnica. Durante as diferentes fases da pesquisa-ação, com intervenções realizadas pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, São Paulo, entre os anos de 2011 e 2014, percebeu-se que as atribuições previstas nas diretrizes oficiais da instituição, bem como a preponderância dos aspectos pedagógicos sobre os administrativos, direcionavam decisivamente os papeis que estes profissionais acabavam por assumir. Entretanto, no percurso, é possível que o trabalho do coordenador de curso acabasse por ser associado ao serviço burocrático ou ao mero atendimento de demandas cotidianas. Superando tal postulado, entendemos que o coordenador de curso precisa ser um elemento ativo no planejamento e execução do trabalho pedagógico das habilitações que coordena, um colaborador ativo no processo de ensino, na formação continuada de seus pares e no refinamento das práticas docentes. Os resultados das avaliações institucionais demonstram a contribuição que as ações da pesquisa ofereceram nos últimos anos ao grupo focal de 22 escolas localizadas na Região de Marília.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Constantino, UNESP Marilia / Centro Paula Souza

Doutor em Educação pela UNESP Marília. Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo na região de Marília/SP e como professor no Depto. de Didática da UNESP Marília.

Marcia Poletine, Centro Paula Souza

Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo.

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico ante o desafio de articular e mobilizar a equipe escolar para tecer o projeto pedagógico. In: GUIMARÃES et al. (org.). O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Edições Loyola, 2012. p. 25-36.

ANDRADE, Rui Otávio B. O coordenador gestor: papel dos coordenadores dos cursos de graduação em administração frente às mudanças. Rio de Janeiro: CRA/RJ/Markson Books, 2007.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Líber Livro, 2007.

BARROS, D. F.; ARAGÃO, R. M. R. Coordenação de cursos superiores: novas competências e habilidades. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

CEETEPS. Deliberação CEETEPS 06, de 14-12-2012. Dispõe sobre a Coordenação de Curso nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS. Diário Oficial de São Paulo. 18 de dezembro de 2012.

CEETEPS. Perfil histórico da instituição. Disponível em: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/quem-somos/perfil-historico/. Acesso: em 12 maio 2015a.

CEETEPS. Sistema de avaliação institucional. Disponível em: https://websai.cps.sp.gov.br/Autenticacao/Default.aspx. Acesso em: 12 maio 2015b.

CEETEPS. Deliberação 19, de 14-06-2015. Dispõe sobre a Coordenação de Curso nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS. Diário Oficial de São Paulo. 15 de julho de 2015.

CETEC. Banco de dados do Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Disponível em: http://www.cpscetec.com.br/bdcetec. Acesso em: 09 maio 2015.

GADOTTI, Moacir. Pressuposto do projeto pedagógico. In: Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. (sn). Brasília: MEC, 1994.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. In: Revista Em Aberto: gestão escolar e formação de gestores, n. 72, p.11-34. jun, 2000.

MARQUESIN, D. F. B. et al. O coordenador de curso da instituição de ensino superior: atribuições e expectativas. Revista de Educação, v. 11, n. 12, p. 07-21, 2008.

MELO, Alessandro de.; URBANETZ, Sandra Terezinha. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.

MELO, Alessandro de.; MEZNEK, Ivone. Gestão na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

03/01/2018

Como Citar

CONSTANTINO, P.; POLETINE, M. Coordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 44–58, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.8394. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8394. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.