Motivação na educação física escolar: relatos da prática docente junto aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual paulista

Autores

  • Paulo César Cedran Doutor em Educação Escolar e Mestre em Sociologia. UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara-SP. Docente. Centro Universitário Moura Lacerda – Jaboticabal-SP. Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino – Região de Taquaritinga. Docente. UNIESP – Faculdade de Taquaritinga. Taquaritinga – SP – Brasil. 15900-000
  • Chelsea Maria de Campos de Martins Mestre em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara-SP. Docente. Centro Universitário Moura Lacerda – Jaboticabal-SP. Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino – Região de Taquaritinga. Docente. UNIESP – Faculdade de Taquaritinga. Taquaritinga – SP – Brasil. 15900-000
  • Dulcinéia Conceição Ligeiro Mestre em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda. Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino – Região de Taquaritinga. 15900-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p395

Palavras-chave:

Currículo escolar, Motivação, Prática docente,

Resumo

Na atual concepção de Educação Física Escolar a figura do Professor deve representar a mediação entre o conhecimento e o processo ensino-aprendizagem. Assim, pensando na importância da atuação desse Profissional na motivação dos alunos a participarem das aulas de Educação Física Escolar, o presente trabalho tem por finalidade o relato dessas experiências na construção de um conceito de educação física que desperte nos alunos o interesse em conhecê-la e o hábito de praticá-la. Neste sentido, nosso objetivo é o de investigar e comparar, junto a escolas dos municípios de Pitangueiras/SP e Jaboticabal/SP, o nível motivacional dos alunos da 3º Série do Ensino Médio, nas aulas de Educação Física, a partir do currículo oficial implantado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), em 2008.

Downloads

Publicado

04/05/2016

Como Citar

CEDRAN, P. C.; MARTINS, C. M. de C. de; LIGEIRO, D. C. Motivação na educação física escolar: relatos da prática docente junto aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. 395–405, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p395. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8561. Acesso em: 4 mar. 2021.