Processo histórico e social do sentimento de infância e a realidade da criança brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8760Palavras-chave:
Infância. Cuidado. Direitos.Resumo
O cuidado com crianças e adolescentes tem se apresentado como um movimento que é fruto de anos de luta e conscientização. No Brasil essa luta ainda é constante, especialmente no que se refere ao cuidado com a criança em desvantagem social, pois esta, além das dificuldades provenientes do fato de ser criança, enfrenta também as de diferença de classe. A pesquisa bibliográfica de abordagem dialética tem como objetivo compreender por meio de um estudo histórico, que se restringiu aos séculos XIX e XX, o desenvolvimento do sentimento de infância na realidade brasileira e o desenrolar desse sentimento e do reconhecimento de direitos de crianças e adolescentes até os dias atuais. Pretende ainda perceber em que medida o alcance desses direitos é realmente universal ou se destina apenas a parte dessa população. Apesar dos avanços alcançados em relação ao reconhecimento de direitos de crianças e adolescentes, muito ainda é preciso ser feito, especialmente no que diz respeito à criança em desvantagem social.Downloads
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