O que falam os discursos de gestores escolares sobre a qualidade educacional

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Jorge Nassim Vieira Najjar

Resumo


Este trabalho busca investigar as construções acerca da qualidade educacional no discurso de quatro gestores escolares de escolas públicas e privadas do município de Niterói - RJ. Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de dados coletados em uma dissertação de mestrado em educação, inserida no escopo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação, da Universidade Federal Fluminense. Através da interface entre Educação e Análise do Discurso, a pesquisa se iniciou com a investigação sobre os diferentes conceitos de qualidade no campo educacional e algumas de suas principais correntes teóricas. Buscou-se entender quais filiações ideológicas estão por trás dos discursos dos gestores escolares de quatro escolas consideradas de alta qualidade no município. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas e posteriormente interpretadas à luz da Análise de Discurso. Como resultados, obtivemos enunciados em que os sujeitos deslizam para diferentes papéis sociais e, assim, comprovam a polissemia do termo qualidade no âmbito educacional. O referencial teórico se baseou, sobretudo, em documentos de organismos nacionais e internacionais que tratam sobre a qualidade da educação, bem como nos principais estudiosos da escola francesa da Análise de Discurso.


Palavras-chave


Análise de discurso. Gestores educacionais. Qualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BEISEGEL, C. R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro, 2005.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.

CASTRO, A. M. A qualidade da educação básica e a gestão da escola: In: FRANÇA, M.; BEZERRA, M. C. (orgs.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber Livro, 2009.

DOURADO, L. F; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: INEP/MEC, 2007.

GRILLO, S. Função dos gêneros e metodologia na constituição do corpus em análise do discurso. Estudos Linguísticos. Taubaté: GEL, v.32, 2003.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.

MOCARZEL, M. Os caminhos da qualidade na educação: análise de discurso de gestores escolares. 2013. 125 f. Dissertação de Mestrado (Educação). Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 20 fev. 2013.

MOCARZEL, M.; TEIXEIRA, L.; MORAES, V. Perspectivas teóricas sobre a qualidade educacional e sua relação com direito à educação. In: Anais do II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional. Campinas, FE/Unicamp, v. 1,. p. 297-311, 2016.

OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação. n. 28 p.5-23, jan./fev./mar./abr. 2005.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2010.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

PINI, M. (org.). Discurso y educación: herramientas para el análisis crítico. San Martín: UNSAN, 2009.

SALLES, L. C. e PASSOS, G. As aparências não enganam: representações de qualidade suscitadas pelos prédios escolares. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 38, maio/ago. 2008

SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2009.

SPOSITO, M. O povo vai à escola: a luta popular pela expansão do ensino público em São Paulo. São Paulo: Edições Loyola, 2002.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8770



Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.