A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9270Palavras-chave:
Hermenêutica. Educação. Metodologia da pesquisa.Resumo
O objetivo deste texto é problematizar e apontar caminhos para a utilização da hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Trata-se de uma reflexão teórica sobre o horizonte hermenêutico como um princípio científico e educativo para a interlocução e para a contradição formativa em diálogo com o outro, superando as fraquezas e limitações da incompreensão. Os resultados da pesquisa apontam que a abordagem hermenêutica mostra-se muito importante para as pesquisas acadêmicas em educação, constituindo-se em uma rica fonte de análise, trazendo contribuições para a construção do problema de pesquisa, a análise de dados e sua respectiva interpretação, sendo fundamental para o jogo pergunta-resposta e para a abertura dialógica – via de acesso à compreensão humana.
Downloads
Referências
ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 53-61, 1991.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70: Lisboa, 2000.
CRUZ, R. J. B. Hermenêutica e educação: o sentido gadameriano de diálogo ressignificando as relações pedagógicas. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 112, p. 43-50, 2010.
DILTHEY, W. A compreensão dos outros e das suas manifestações de vida. In: GARDINER, P. (Org.). Teorias da história. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.
GADAMER, H. G. Verdade e método I. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. São Paulo: Editora Universitária São Francisco, 2005.
GAMBOA, S. S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
GHEDIN, E. Hermenêutica e pesquisa em educação: caminhos da investigação interpretativa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS – SIPEQ, 2. ed., 2004. Anais II Seminário internacional de pesquisa e estudos qualitativos, Universidade Sagrado Coração: Bauru, São Paulo. p. 1-14.
HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social. Teoria método e criatividade. São Paulo: Vozes, 1992.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.
PALMER, R. E. Hermenêutica. Tradução Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 2006.
SCHLEIERMACHER, F. D. E. Hermenêutica - Arte e técnica da interpretação. Trad. Celso Reni Braida. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
WELLER, W. A hermenêutica como método empírico de investigação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30 ed. Anais 30ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu: UFMG, Minas Gerais. p. 7-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.