A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação

Pilar de Moraes Sidi, Elaine Conte

Resumo


O objetivo deste texto é problematizar e apontar caminhos para a utilização da hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Trata-se de uma reflexão teórica sobre o horizonte hermenêutico como um princípio científico e educativo para a interlocução e para a contradição formativa em diálogo com o outro, superando as fraquezas e limitações da incompreensão. Os resultados da pesquisa apontam que a abordagem hermenêutica mostra-se muito importante para as pesquisas acadêmicas em educação, constituindo-se em uma rica fonte de análise, trazendo contribuições para a construção do problema de pesquisa, a análise de dados e sua respectiva interpretação, sendo fundamental para o jogo pergunta-resposta e para a abertura dialógica – via de acesso à compreensão humana.


Palavras-chave


Hermenêutica. Educação. Metodologia da pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9270



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