O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem

Autores

  • Evaneide Dourado Martins Centro Universitário INTA - UNINTA https://orcid.org/0000-0002-3075-9275
  • Anaisa Alves Moura Centro Universitário INTA - UNINTA
  • Anacléa de Araújo Bernardo Centro Universitário INTA - UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10731

Palavras-chave:

Construção, Conhecimento, Aprendizagem, Estudante, Professor.

Resumo

O presente artigo objetiva mostrar que a educação tem um papel importante na construção do conhecimento do indivíduo e que através da afetividade, intelecto e meio em que vivem, as crianças podem aprender, pois esses elementos são complementares no processo da aprendizagem. Na educação do passado o estudante não era preparado para ser um homem crítico e reflexivo, mas sim um ser obediente que apenas recebia informações de conteúdos; o professor era o detentor do saber. Atualmente esse cenário mudou. Temos estudantes ativos, críticos, pensantes e interativos, porém com o advento da tecnologia os discentes são mais comunicativos, por isso, os professores precisam estar conectados e aplicar em sala de aula a realidade dos estudantes; precisam ser inovadores em relação ao ensino. A escola necessita ser um local de prazer no qual o aluno deve ser visto pelo professor como um indivíduo capaz de aprender, sempre mantendo a qualidade de comportamento entre o professor “facilitador” e o aprendiz.

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Biografia do Autor

Evaneide Dourado Martins, Centro Universitário INTA - UNINTA

Especialista em Gestão, Coordena­ção, Planejamento e Avaliação Escolar, (2015) e especialista em Educa­ção a Distância (2012). Professora dos cursos na Modalidade a Dis­tância pelo Centro Universitário INTA. Atualmente é Autora roteirista multimídia de material didático da Pró-Diretoria Pedagógica de Novas Tecnologias em Educação e Educação a Distância do Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA. 

Anaisa Alves Moura, Centro Universitário INTA - UNINTA

Mestre em Ciências da Educação - ULHT – Lisboa/Portugal (2016). Atualmente integra um Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas (GEPAS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú. É vinculada a CAPES pelo Programa PARFOR desde 2012 como professora pesquisadora e atua na Educação a Distância - Faculdades INTAEAD desde 2012. Sobral – CE.

Anacléa de Araújo Bernardo, Centro Universitário INTA - UNINTA

Graduada em Construção Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Desenvolveu atividades como Coordenadora de Obra e Urbanismo desempenhando o projeto Minha Casa Minha Vida e Selo Verde através da Prefeitura Municipal de Croatá/CE. Atualmente acadêmica no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA. Sobral – CE

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Publicado

07/01/2018

Como Citar

MARTINS, E. D.; MOURA, A. A.; BERNARDO, A. de A. O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 410–423, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10731. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10731. Acesso em: 21 dez. 2024.

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