A questão do Racismo/Preconceito entre a subjetividade da percepção e a questão política na democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14588

Resumo

Caros leitores, quisera eu não queria retomar essa temática em meus editoriais, contudo, nesse momento foi, para mim, muito difícil ignorar o que se está vivendo e não me manifestar. Considerando inúmeros acontecimentos nesses tempos de pandemia a dimensão do respeito, da tolerância e das relações éticas parecem ter desaparecido do conjunto da sociedade. As vozes pacificadoras parecem ser alvo de ironias pra não dizer, talvez, até sarcasmos. Parece que diferentes grupos precisam, a todo (e qualquer) custo se afirmarem como sendo os detentores da sabedoria e da verdade sobre os seres humanos e suas relações, sejam elas quais forem. Parece que nossa sociedade, dividida em “nichos” (partidarizados, ou não), se afirma por antagonismo, ao se contrapor ao outro (seja ele quem for). Nesses “nichos”, estabelecem o necessário para sobrevivência e também para a proliferação dos seres que neles habitam e deles se nutrem num mesmo ideário, um fundamentalismo enviesado e medíocre, rasteiro e subserviente a princípios anacrônicos que envolvem as mentes retrógradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Professor do Departamento de Educação. Coordenador do Programa de pós-graduação em Educação Escolar. Editor.

Referências

AZEVEDO, T. H. S.; NASCIMENTO, M. B. C.; LOPES, J. B. C. Formação inicial docente: sentidos e singularidades da iniciação científica como política de ciência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1408–1419, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14262

BECERRA GUEVARA, L. M.; OSORIO VALDÉS, L. M. Design Thinking como ferramenta para incentivar práticas criativas em professores de pré-escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1634–1644, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14364

CORREIA, E. S.; ZOBOLI, F. A filosofia da educação de John Dewey: entre o pragmatismo e a democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1484–1497, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14093

CORREIA, M. S. A pedagogia do corpo oprimido como via para alfabetização corporal da criança. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1559–1572, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14170

CRUZ, M. C. M. T.; FARAH, M. F. S.; RIBEIRO, V. M. Estratégias de Gestão da Educação e equidade: o caso do Programa Aprendizagem na Idade certa (mais PAIC). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1286–1311, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13904

FINATTI, R. R. Constituição de carreiras inexistentes, uma leitura a partir de Max Weber. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1445–1460, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13579

FISCHER, A.; FERREIRA, K. M.; DA SILVA, R. Escrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1257–1271, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14160

GONDINHO, M. R. R.; OLIVEIRA, L. X.; MARTINS, M. C. R. Histórias profissionais: políticas de formação e percursos formativos de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1615–1631, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14359

LEMES, S. S. A questão do Racismo/Preconceito entre a subjetividade da percepção e a questão política na democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1195–1299, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14588

LIMA, A. A.; CUSTÓDIO, E. S. Reflexões acerca da educação do negro no Brasil: um enfoque para a mulher negra. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1312–1332, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13990

LIMA, V. M. M.; PONCE, R. F. Professor polivalente: um estudo do estado da arte sobre produções acadêmicas (1997-2017). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1645–1665, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14411

MORO, T. B.; CORRÊA, Y. et al. Tecnologias Assistivas e Necessidades Educacionais Específicas: da oferta de recursos de software ao público-alvo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1242–1256, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13967

MOTA, K.; CONCHA, C.; MUÑOZ, N. A educação virtual como agente transformador dos processos de aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1216–1225, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14358

NERES, E. A.; GONÇALVES, M. C.; ARAÚJO, N. A. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: contradições entre políticas públicas e qualidade educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1524–1540, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14163

OLIVEIRA, R. N. M.; MORAIS, G. A. S. A complexidade dos desafios das políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos na atualidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1350–1367, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14167

ROJAS, O.; MARTÍNEZ, M.; RIFFO, R. Gestão diretiva e estresse laboral do profissional docente: um olhar a partir da pandemia COVID-19. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1226–1241, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14360

SABIA, C. P. P. Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Município de Marília (SAREM): uso dos resultados na política educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1387–1407, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14225

SANTOS, P. P.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, D. K. L. O intelectual orgânico e a construção da vontade coletiva da classe subalterna na direção da formação humana. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1598–1614, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14295

SANTOS, W. S. Reflexões históricas e sociológicas para uma gestão democrática da escola no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1333–1349, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13550

SILVA, M. S. P. Educação popular na prática docente universitária: epistemologia para uma ciência própria. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1541–1558, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14202

SOUZA, K. R.; DA SILVA, D. H.; MENDES, V. A. C. O financiamento da educação no Mercosul: a realidade do Brasil e do Uruguai. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1272–1285, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14261

SOUZA, S. C. M. A representação social da inclusão na formação de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1420–1444, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13603

SUFICIER, D. M.; AZADINHO, M. P. M.; MUZZETI, L. R. Exigências legais para a atuação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental (1996-2019). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1461–1473, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13597

TAVARES, A. S.; RODRIGUES, J. M. C. Das leis inclusivas às práticas sociais no âmbito de uma sociedade para todos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1474–1483, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14074

TOGNETTA, L. R. P. et al. A percepção de estudantes sobre a convivência na escola: um estudo sobre contribuições dos Sistemas de Apoio entre Iguais (SAIS) em instituições escolares brasileiras e espanholas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1498–1523, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14096

VIEIRA, S. R.; SOUZA, Â. R.; TORALES-CAMPOS, M. A. Análise da sexta meta do Plano Nacional da Educação à luz de indicadores de monitoramento e avaliação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1368–1386, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13763

VILAS BOAS, M. L.; ABBIATI, A. S. A educação (em tempo) integral no Brasil: um olhar sobre diferentes experiências. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1573–1597, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13545

VIVAS, A.; BASTIDAS, C.; FARIAS, A. Desempenho acadêmico de uma perspectiva geográfica e de gênero em programas de distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1200–1215, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14357

Publicado

01/09/2020

Como Citar

LEMES, S. de S. A questão do Racismo/Preconceito entre a subjetividade da percepção e a questão política na democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1195–1299, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14588. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14588. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>