Análise do ensino remoto emergencial numa microrregião do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15361

Palavras-chave:

Política educacional, Ensino remoto, Estratégias de ensino

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que tem por objeto de estudos, o planejamento das atividades escolares para o período de ensino remoto emergencial implementado em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, no âmbito das redes municipais de ensino dos municípios de uma microrregião do interior paulista. O objetivo da pesquisa é compreender como esse momento foi pensado, identificando, descrevendo e analisando estratégias de ensino remoto, dificuldades, ações bem-sucedidas e inovações que essa situação propiciou a esses municípios. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental acerca do ensino remoto, além de uma pesquisa de campo com as equipes pedagógicas que o planejaram em seus municípios. O estudo aqui apresentado destaca a análise descritiva dessa pesquisa, que se mostra relevante pela necessidade de registro das experiências vivenciadas nesse momento, as quais podem, se bem-sucedidas, ser aproveitadas no pós-pandemia para melhorar a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Evelin Louise Pavan Ribeiro Tebaldi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Bolsista CAPES.

Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor do Departamento de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Editor.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

TEBALDI, E. L. P. R.; LEMES, S. de S. Análise do ensino remoto emergencial numa microrregião do interior paulista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2861–2885, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15361. Acesso em: 19 abr. 2024.

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