As disposições pedagógicas em cursos de formação inicial e continuada: um estudo de caso sobre o projeto primeiro passo – jovem aprendiz

Autores/as

  • Leonardo Araújo Lima
  • Francisco Horácio Frota da Silva Frota

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i17.9370

Palabras clave:

Educação profissional, políticas públicas, perspectivas pedagógicas

Resumen

As demandas por trabalho qualificado nas atividades produtivas e de serviço demarcam a educação profissional como estratégia de desenvolvimento econômico e social para o Estado brasileiro. Este artigo trata sobre as perspectivas pedagógicas das políticas públicas de educação profissional, mais especificamente aquelas políticas em nível de formação inicial e continuada de trabalhadores. Propomos a análise desta questão através de revisão conceitual sobre as bases liberais da educação para o trabalho, além de análise contextual e empírica. Para esta última escolhemos um estudo de caso junto ao Projeto Primeiro Passo – Jovem Aprendiz, uma ação profissionalizante do Governo do Estado do Ceará.

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Publicado

03/02/2017

Cómo citar

LIMA, L. A.; FROTA, F. H. F. da S. As disposições pedagógicas em cursos de formação inicial e continuada: um estudo de caso sobre o projeto primeiro passo – jovem aprendiz. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 17, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i17.9370. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9370. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Artigos

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