O direito à educação básica nas declarações sobre educação para todos de Jomtien, Dakar e Incheon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11679

Palavras-chave:

Direito à educação, Educação básica, Internacionalização da educação, Política educacional.

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de analisar as concepções do direito à educação presentes nas Declarações Mundiais de Educação resultantes das conferências internacionais organizadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Jomtien (1990), Dakar (2000) e Incheon (2015). Para tanto, com enfoque qualitativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, cuja fonte foi constituída pelas análises das respectivas Declarações. A discussão empreendida nos sinaliza que a educação tem figurado, nas últimas décadas, como pauta da agenda da comunidade internacional, que demanda por um novo modo de articulação entre a política econômica e social, mediante a garantia de direitos sociais. Trata-se, desse modo, da necessidade de efetivar um sistema de proteção social que nas suas interações com as transformações do tecido econômico, opere como um impulsionador para o crescimento deste, bem como, da promoção da maior igualdade entre os cidadãos.

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Publicado

02/05/2018

Como Citar

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. O direito à educação básica nas declarações sobre educação para todos de Jomtien, Dakar e Incheon. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 668–681, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11679. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11679. Acesso em: 28 mar. 2024.

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