Políticas educacionais orientadas à inovação

Autores

  • Karina Domingues Bressan Vidal UFRS
  • Ivan Rocha Neto UFRS

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9462

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias digitais, Políticas públicas.

Resumo

Considerando que as tecnologias digitais influenciaram não apenas o ambiente escolar mas os hábitos de uma geração, este artigo explora os desafios dos formuladores de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento do indivíduo para o século XXI. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas principais estratégias educacionais implementadas por países que obtiveram alta classificação no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2012 e nas estratégias brasileiras. A pesquisa bibliográfica apontou que é necessário não apenas investir em infraestrutura e formação de professores, mas também em uma reforma curricular flexível,  voltada para a realidade local; realizar revisão da proposta pedagógica, valorizando a construção do conhecimento ao invés da memorização; alterar o processo de avaliação, aplicando a auto-avaliação e avaliação por pares, ao invés dos testes tradicionais; investir no desenvolvimento profissional dos professores; reestruturar a escola;  e avaliar constantemente os resultados por meio de indicadores.

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Biografia do Autor

Karina Domingues Bressan Vidal, UFRS

Analista de Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ivan Rocha Neto, UFRS

PhD em Eletrônica pela Universidade de Kent at Canterbury, UK. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

01/12/2016

Como Citar

VIDAL, K. D. B.; NETO, I. R. Políticas educacionais orientadas à inovação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 257–270, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n2.9462. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9462. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

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