Os 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Especial: considerações e reflexões

Autores

  • Relma Urel Carbone Carneiro Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP)
  • Maria Júlia Canazza Dall’Acqua Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP)
  • Patricia Moralis Caramori Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.11154

Palavras-chave:

Educação especial. Política educacional. Legislação.

Resumo

O texto apresentado procura empreender uma reflexão sobre alguns aspectos relativos ao período de 20 anos de vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) no que diz respeito à educação especial. São feitas considerações acerca do processo que levou à formulação de um capítulo voltado para tanto. São também apresentadas três temáticas, duas delas consideradas como pontos de flexibilidade e a última como evidenciado um aspecto de maior conservadorismo. Na primeira modalidade são apresentados e problematizados pontos que dizem respeito às condições estruturais e instrumentais específicas, o planejamento, o projeto político pedagógico, a gestão e a formação dos professores, em suas diferentes possibilidades. Finalizando são apresentados elementos para reflexão acerca do que permanece sendo um desafio para que a escola possa oferecer uma educação para todos.

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Biografia do Autor

Relma Urel Carbone Carneiro, Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação

Maria Júlia Canazza Dall’Acqua, Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP)

Professora Doutora aposentada do Departamento de Psicologia da Educação

Patricia Moralis Caramori, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

CARNEIRO, R. U. C.; DALL’ACQUA, M. J. C.; CARAMORI, P. M. Os 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Especial: considerações e reflexões. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 190–206, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.11154. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11154. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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