Aprendizagem ativa na formação continuada docente: relatos de experiências
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11450Palavras-chave:
Formação de professores, Aprendizagem ativa, Uso de tecnologias.Resumo
Este trabalho faz um breve relato da experiência da aplicação de abordagens pedagógicas baseadas na aprendizagem ativa e centrada no aluno, com ênfase em métodos colaborativos em curso de formação inicial e continuada para professores. Esse curso foi intitulado “Oficina de Aprendizagem Ativa: a experiência finlandesa de educação centrada no aluno”. Ele é resultado do trabalho de desenvolvimento realizado durante a fase final do curso “VET Teachers for the Future - Professional Development Certificate - Cohort III[1]”, realizado pela Häme University of Applied Sciences (HAMK[2]) na cidade de Hämeenlinna, Finlândia, o qual ocorreu durante três meses no ano de 2016. Foi possível perceber durante a realização desta oficina piloto que o modelo proposto foi bem aceito pelos cursistas e que ele trouxe resultados concretos de aprendizagem. Estes resultados incentivaram os professores a ofertarem novas oficinas.
[1] Curso financiado pela Chamada Pública CNPq - SETEC/MEC Nº 026/2015 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia) III.
[2] Disponível em: <http://www.hamk.fi/english/Sivut/default.aspx>. Acesso em: 10 jun. 2017.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.
MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU, 2ª ed. 2011.
OVERBY, K. Student-centered learning. ESSAI, v. 9, n. 1, p. 32, 2011.
PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Iberoamericana de educación, p. 63-90, 2000.
UNIN, N.; BEARING, P. Brainstorming as a Way to Approach Student-centered Learning in the ESL Classroom. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 224, p. 605-612, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.