Aprendizagem ativa na formação continuada docente: relatos de experiências

Marize Lyra Silva Passos, Isaura Alcina Martins Nobre, Jaqueline Maissiat

Resumo


Este trabalho faz um breve relato da experiência da aplicação de abordagens pedagógicas baseadas na aprendizagem ativa e centrada no aluno, com ênfase em métodos colaborativos em curso de formação inicial e continuada para professores. Esse curso foi intitulado “Oficina de Aprendizagem Ativa: a experiência finlandesa de educação centrada no aluno”. Ele é resultado do trabalho de desenvolvimento realizado durante a fase final do curso “VET Teachers for the Future - Professional Development Certificate - Cohort III[1]”, realizado pela Häme University of Applied Sciences (HAMK[2]) na cidade de Hämeenlinna, Finlândia, o qual ocorreu durante três meses no ano de 2016. Foi possível perceber durante a realização desta oficina piloto que o modelo proposto foi bem aceito pelos cursistas e que ele trouxe resultados concretos de aprendizagem. Estes resultados incentivaram os professores a ofertarem novas oficinas.


[1] Curso financiado pela Chamada Pública CNPq - SETEC/MEC Nº 026/2015 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia) III.

[2] Disponível em: <http://www.hamk.fi/english/Sivut/default.aspx>. Acesso em: 10 jun. 2017.


Palavras-chave


Formação de professores; Aprendizagem ativa; Uso de tecnologias.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.

MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU, 2ª ed. 2011.

OVERBY, K. Student-centered learning. ESSAI, v. 9, n. 1, p. 32, 2011.

PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Iberoamericana de educación, p. 63-90, 2000.

UNIN, N.; BEARING, P. Brainstorming as a Way to Approach Student-centered Learning in the ESL Classroom. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 224, p. 605-612, 2016.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11450



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.