Educação em tempo integral: alguns desafios para a gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12116

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação em tempo integral, Programa mais educação.

Resumo

O presente tema de pesquisa se justifica em função do cenário atual da gestão escolar, o qual exige qualificação para o exercício de diferentes funções nas unidades escolares de tempo integral. Com a finalidade de investigar os possíveis impactos do Programa Mais Educação nos resultados educacionais, o objetivo deste artigo foi analisar percepções e desafios de gestores escolares de estabelecimentos de ensino de tempo integral em seis escolas públicas cariocas. O exercício da gestão não é mais uma função meramente burocrática, mas é uma ação que exige articulação entre os saberes, os tempos e os espaços formais e não formais de ensino, da comunidade e da gestão. Este movimento gera a necessidade de uma gestão diferenciada, que atenda às atuais perspectivas que marcam uma outra lógica de gestão escolar, especialmente no que se refere ao planejamento, à coordenação e à avaliação de sistemas de ensino.

 

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Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na Linha de Pesquisa Políticas, História e Cultura em Educação, e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

BERNADO, E. da S. Educação em tempo integral: alguns desafios para a gestão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 79–94, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12116. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12116. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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