A formação de professores da educação profissional e tecnológica nas Diretrizes Curriculares publicadas pelo Conselho Nacional de Educação (2012 – 2018)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12151Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Diretrizes Curriculares Nacionais.Resumo
A legislação que norteia a Educação Profissional e Tecnológica passou recentemente por alterações, assim como as exigências de formação para a docência nessa modalidade, trazendo a problemática à discussão. Este artigo tem assim por objetivo analisar a formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica na legislação educacional. A pesquisa tem o caráter qualitativo pautada na análise documental, que perpassa a legislação educacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas pelo Conselho Nacional de Educação entre os anos de 2012 e 2018, assim como dissertações e teses sobre o tema. Conclui-se que a legislação atual não dialoga com os resultados recentes de pesquisas, principalmente no que tange à formação docente, que, segundo os estudos, não se baseiam somente na experiência profissional e não são considerados na possibilidade do notório saber para o exercício da docência na Educação Profissional e Tecnológica.
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