A formação de professores da educação profissional e tecnológica nas Diretrizes Curriculares publicadas pelo Conselho Nacional de Educação (2012 – 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12151

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Diretrizes Curriculares Nacionais.

Resumo

A legislação que norteia a Educação Profissional e Tecnológica passou recentemente por alterações, assim como as exigências de formação para a docência nessa modalidade, trazendo a problemática à discussão. Este artigo tem assim por objetivo analisar a formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica na legislação educacional. A pesquisa tem o caráter qualitativo pautada na análise documental, que perpassa a legislação educacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas pelo Conselho Nacional de Educação entre os anos de 2012 e 2018, assim como dissertações e teses sobre o tema. Conclui-se que a legislação atual não dialoga com os resultados recentes de pesquisas, principalmente no que tange à formação docente, que, segundo os estudos, não se baseiam somente na experiência profissional e não são considerados na possibilidade do notório saber para o exercício da docência na Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Susana Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa – PR

Doutora em educação. Docente do Departamento de educação e do PPGE da UEPG

Thaiane de Gois Domingues, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa – PR

Discente do PPG em Educação.

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

TOZETTO, S.; DOMINGUES, T. de G. A formação de professores da educação profissional e tecnológica nas Diretrizes Curriculares publicadas pelo Conselho Nacional de Educação (2012 – 2018). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 172–188, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12151. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12151. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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