Educação infantil e educação especial: entre as fronteiras do favor e do direito de todos às condições de cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12200

Palavras-chave:

Políticas de Educação Infantil, Políticas de educação especial, Criança e o direito à educação.

Resumo

Este texto pretende refletir sobre as fronteiras existentes entre favor e as conquistas rumo ao direito à educação pública de qualidade referenciada socialmente, focalizado na Educação Infantil de 2008 a 2018, decorrentes da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Pretendeu-se compreender como a educação especial, no contexto da educação inclusiva, vem se estabelecendo enquanto política educacional, na primeira etapa da educação básica, e identificar os princípios, conceitos e serviços da educação especial focalizados nesta etapa da educação básica. É resultado de estudo de natureza exploratória, bibliográfica. Compreendeu-se que há uma articulação dos princípios e conceitos da educação especial nos documentos e ações desenvolvidas pelo Estado na Educação Infantil. Destaca a institucionalização das parcerias público-privadas, como uma forma de retorno e manutenção do favor em detrimento do direito à educação de todos às condições de cidadania, sinal de alerta para os educadores.

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Biografia do Autor

Lázara Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG - Brasil. Professora Adjunto IV da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão - GEPEPES.

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFU). Membro do Núcleo de Educação Infantil, Alfabetização, Metodologia da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos e Práticas Educativas (Neiape/FACED/UFU). Atuou como docente do Instituto de Ciências Humanas (ICHPO/UFU) entre o período de 2009 à 2018. Possui experiência como docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública e particular de ensino. Atuou como Pedagoga na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Uberlândia/ PMU. Coordenou o I Curso de Pós-graduação em Educação Infantil do ICHPO/UFU. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias (GEPI) da FACED/UFU.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão – GO - Brasil. Professor adjunto do curso de Educação do Campo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão - GEPEPES.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

SILVA, L. C. da; SILVA, F. D. A.; FALEIRO, W. Educação infantil e educação especial: entre as fronteiras do favor e do direito de todos às condições de cidadania. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 702–716, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12200. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12200. Acesso em: 24 nov. 2024.

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