“Eu sou professor por decisão, porque eu gosto, porque é minha vida!” Paixão, identidade e formação na docência masculina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12389

Palavras-chave:

Docência, Identidade, Formação profissional.

Resumo

Este estudo versa sobre o trabalho de professores homens que escolheram o magistério como principal profissão e tem por finalidade identificar o perfil profissional ou características relevantes desses professores para o bom desempenho da função docente. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de gravação de entrevistas com cinco docentes do gênero masculino paranaenses, cujos principais resultados indicam que: todos os professores demonstravam paixão pela profissão escolhida; eles conseguiram construir uma identidade profissional própria, a ponto de desenvolver as suas atividades da maneira particular, e investiam sempre em sua formação profissional. Tais dados sugerem que é importante gostar do que faz, ser sujeito da construção identitária e se manter atualizado, mediante o processo de formação profissional, a fim de que seja possível desempenhar com qualidade a função docente.

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí - MS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

PERES GONÇALVES, J. “Eu sou professor por decisão, porque eu gosto, porque é minha vida!” Paixão, identidade e formação na docência masculina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1221–1235, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12389. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12389. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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