A prioridade ontológica dos conteúdos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12604

Palavras-chave:

Conteúdos escolares, Formas de ensino, Educação escolar, Professor.

Resumo

Com o presente texto problematizamos a relação entre conteúdos escolares e formas de ensino, sem supervalorizar unilateralmente um em detrimento do outro. Para tanto, partimos da abordagem histórica e ontológica para entender o processo de desenvolvimento e de formação humana, com objetivo de apreender a especificidade da educação. A partir destes entendimentos, consideramos que, de um ponto de vista preocupado com as autênticas necessidades humano-genéricas, os conteúdos escolares possuem a prioridade ontológica na prática educativa e se relacionam dialeticamente com as formas de ensino. Isto significa que a educação escolar deve estar comprometida com a promoção crítica, científica, artística e filosófica dos alunos, para além da imediaticidade do cotidiano em que se encontram.

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Biografia do Autor

Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS

Docente e Pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutorado em Educação (UNESP). 

Aline Santana Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS

Pós-graduanda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Referências

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Publicado

04/05/2020

Como Citar

ROSSI, R.; SANTANA ROSSI, A. A prioridade ontológica dos conteúdos escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1954–1966, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12604. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12604. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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