A prioridade ontológica dos conteúdos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12604

Palavras-chave:

Conteúdos escolares, Formas de ensino, Educação escolar, Professor.

Resumo

Com o presente texto problematizamos a relação entre conteúdos escolares e formas de ensino, sem supervalorizar unilateralmente um em detrimento do outro. Para tanto, partimos da abordagem histórica e ontológica para entender o processo de desenvolvimento e de formação humana, com objetivo de apreender a especificidade da educação. A partir destes entendimentos, consideramos que, de um ponto de vista preocupado com as autênticas necessidades humano-genéricas, os conteúdos escolares possuem a prioridade ontológica na prática educativa e se relacionam dialeticamente com as formas de ensino. Isto significa que a educação escolar deve estar comprometida com a promoção crítica, científica, artística e filosófica dos alunos, para além da imediaticidade do cotidiano em que se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS

Docente e Pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutorado em Educação (UNESP). 

Aline Santana Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS

Pós-graduanda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Referências

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

DUARTE, N. Os Conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – I. São Paulo: Boitempo: 2012.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

Publicado

04/05/2020

Como Citar

ROSSI, R.; SANTANA ROSSI, A. A prioridade ontológica dos conteúdos escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1954–1966, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12604. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12604. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.