Análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento

Resumo


Os estudos em história da educação que utilizam a imprensa como fonte primária ou secundária vêm aumentando significativamente e contribuído sobremaneira para a compreensão de que os processos históricos são mediados e fazem parte de uma totalidade. Utilizar- se de outras fontes que não especificamente as do contexto escolar auxilia na apreensão das permanências e rupturas dos processos educacionais atuais, pois apontam os debates e a ressonância dos mesmos do contexto social, dando subsídios para o entendimento das relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Tendo como pressuposto teórico o materialismo histórico, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação. Para tanto, primeiramente serão feitos apontamentos sobre a imprensa como fonte de pesquisa e na sequência uma proposição para a análise da imprensa. É importante salientar que não se tem nenhuma receita pronta, cada pesquisador faz o seu caminho e suas escolhas, não existe certo ou errado, apenas escolhas, para não cairmos em um determinismo reducionista ou engessarmos nas práticas ou representações em si mesmo ou para si. 


Palavras-chave


História da educação; Fonte; Imprensa.

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