Análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12706

Palavras-chave:

História da educação, Fonte, Imprensa.

Resumo

Os estudos em história da educação que utilizam a imprensa como fonte primária ou secundária vêm aumentando significativamente e contribuído sobremaneira para a compreensão de que os processos históricos são mediados e fazem parte de uma totalidade. Utilizar- se de outras fontes que não especificamente as do contexto escolar auxilia na apreensão das permanências e rupturas dos processos educacionais atuais, pois apontam os debates e a ressonância dos mesmos do contexto social, dando subsídios para o entendimento das relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Tendo como pressuposto teórico o materialismo histórico, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação. Para tanto, primeiramente serão feitos apontamentos sobre a imprensa como fonte de pesquisa e na sequência uma proposição para a análise da imprensa. É importante salientar que não se tem nenhuma receita pronta, cada pesquisador faz o seu caminho e suas escolhas, não existe certo ou errado, apenas escolhas, para não cairmos em um determinismo reducionista ou engessarmos nas práticas ou representações em si mesmo ou para si. 

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Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória – PR

Professora Adjunta. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática /Núcleo de Estudos de Fundamentos da Educação e Métodos (NEFEM - UNESPAR/UV). Doutora em História e Políticas Educacionais (UNESPAR).

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa – PR

Professora Associada e Professora no curso de graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG. Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (UNICAMP).

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

ZANLORENZI, C. M. P.; NASCIMENTO, M. I. M. Análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1181–1192, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12706. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12706. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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