Análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12706Palavras-chave:
História da educação, Fonte, Imprensa.Resumo
Os estudos em história da educação que utilizam a imprensa como fonte primária ou secundária vêm aumentando significativamente e contribuído sobremaneira para a compreensão de que os processos históricos são mediados e fazem parte de uma totalidade. Utilizar- se de outras fontes que não especificamente as do contexto escolar auxilia na apreensão das permanências e rupturas dos processos educacionais atuais, pois apontam os debates e a ressonância dos mesmos do contexto social, dando subsídios para o entendimento das relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Tendo como pressuposto teórico o materialismo histórico, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de análise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação. Para tanto, primeiramente serão feitos apontamentos sobre a imprensa como fonte de pesquisa e na sequência uma proposição para a análise da imprensa. É importante salientar que não se tem nenhuma receita pronta, cada pesquisador faz o seu caminho e suas escolhas, não existe certo ou errado, apenas escolhas, para não cairmos em um determinismo reducionista ou engessarmos nas práticas ou representações em si mesmo ou para si.
Downloads
Referências
CAPELATO, M. H. R. A imprensa e história do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988.
CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S.; NETO, W. G. Discutindo a história da educação: a imprensa enquanto objeto de análise histórica (Uberlândia-MG, 1930-195). In: ARAÚJO, J. C. S.; JÚNIOR, D. G. (Orgs.). Novos temas em história da Educação Brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
IANNI, O. A Construção da categoria. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 11, n. 41 esp., p. 397-416, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639917. Acesso em: 16 fev. 2019.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 248.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K; ENGELS, F. Capital: crítica da economia política. Livro I. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P. Reflexões sobre a pesquisa em História da Educação. In: NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P.; SANTOS, M. L. F. B. dos (Orgs.). História e educação: pesquisas e reflexões. Curitiba, PR: CRV, 2017.
NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. Cadernos ANPED, Porto Alegre, n. 5, 1993. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/caderno_anped_no.5_set_1993.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.
SANFELICE, J. L. Dialética e pesquisa em educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. In: LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (Orgs.). Fontes, História, Historiografia da Educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. 1. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção educação contemporânea).
ZANLORENZI, C. M. P; NASCIMENTO, M. I. M. Revista “A Escola”: a expressão do liberalismo. In: XI Jornada HISTEDBR. A pedagogia histórico crítica, a educação brasileira e os desafios da sua institucionalização. Cascavel, PR. Anais […]. Cascavel, PR, 23-25 out. 2013.
ZICMAN, R. B. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, PUC-SP, v. 4, 1985. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12410. Acesso em: 16 fev. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.