Um olhar sobre as principais reivindicações nos espaços de debates internacionais e nacionais em torno da educação de jovens e adultos

CONFINTEA e CONAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14537

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Políticas públicas, Espaços de debates

Resumo

O artigo apresenta espaços de diálogos e debates estabelecidos em torno da temática Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito de eventos internacionais e brasileiros. De abordagem qualitativa traz, como base de análise, os documentos preparatórios e finais da Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA) e da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que tiveram lugar no Brasil nas duas primeiras décadas deste século XXI. Os resultados da análise apresentam as reivindicações focalizadas para a educação das pessoas jovens e adultas num quadro em que os espaços de diálogos, debates e reivindicações tornam-se importantes campos de luta nos processos de participação e formulação das políticas públicas de EJA. É, portanto, crucial que esses espaços resultem em ações que articulem o ato de exigir a efetivação   do   direito   à   educação com o de contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas de EJA.

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Biografia do Autor

Maria Rutimar de Jesus Belizario, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Maués – AM – Brasil

Professora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Doutorado em Educação (UFAM).

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM – Brasil

Professora Titular do Departamento de Teorias e Fundamentos. Doutorado em Educação (PUC-SP).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

BELIZARIO, M. R. de J.; MOURÃO, A. R. B. Um olhar sobre as principais reivindicações nos espaços de debates internacionais e nacionais em torno da educação de jovens e adultos: CONFINTEA e CONAE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0197–0212, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14537. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14537. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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