BNCC, Ensino Médio e Educação Física
Formação de habilidades e de competências
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.15694Palavras-chave:
Educação Física, Diretrizes da educação, Teoria crítica da cultura, Ensino MédioResumo
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, apoia-se na Teoria Crítica da Sociedade, para analisar a proposta formativa que baliza a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Física no Ensino Médio, tensionando a reforma nesse nível de ensino. A proposta da Educação Física no Ensino Médio ao pautar-se em habilidades e competências, secundarizando os conteúdos específicos da área, revela um modelo formativo que atua nos limites da adaptação dos sujeitos ao trabalho precarizado, sob o fetiche tecnológico da produção flexível, em vez de primar pela educação que conduz ao desenvolvimento de indivíduos autônomos e autorreflexivos, embora o documento enfatize uma suposta formação crítica.
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