O olhar dos gestores sobre as condições de trabalho docente no Programa Ensino Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16163

Palavras-chave:

Programa Ensino Integral, Gestão escolar, Trabalho docente

Resumo

A pesquisa, de caráter qualitativo, pretende analisar as condições do trabalho docente no Programa Ensino Integral (PEI), a partir da ótica da equipe de gestão escolar. A coleta de dados ocorreu com questionário e entrevista semiestruturada. A análise descritivo-interpretativa evidenciou aspectos positivos e fragilidades no programa, a saber: dedicação exclusiva possibilitada pelo RDPI e o acréscimo salarial por meio do GDPI; quanto às fragilidades: um possível caráter tecnicista, pressão pelo bom desempenho por meio das avaliações, ausência de um quadro de profissionais substitutos, aumento do número de aulas, diminuição do quadro docente, sobrecarga de trabalho e falta de ações de formação continuada. Apesar do PEI possuir aspectos que podem apontar para boas condições de trabalho e a promoção de uma “educação de boa qualidade”, o programa é fruto dos matizes das reformas neoliberalistas que se agravam e precarizam as condições de trabalho no passar dos anos.

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Biografia do Autor

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista

Professora do Departamento de Educação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Livre-docente em Didática e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNESP).

Renan Moreira Ulloffo, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Educação.

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Publicado

14/08/2023

Como Citar

RINALDI, R. P.; ULLOFFO, R. M. O olhar dos gestores sobre as condições de trabalho docente no Programa Ensino Integral. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023052, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16163. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16163. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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