Modelos pedagógicos em EAD para formação continuada
Estudo de caso de escolas de governo da Justiça do Trabalho no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16234Palavras-chave:
Modelo pedagógico, Educação a Distância, Formação profissional, Tecnologias educacionaisResumo
Este artigo visa analisar os modelos pedagógicos para EaD utilizados pelas Escolas de Governo da Justiça do Trabalho no Brasil. De natureza qualitativa e com abordagem por estudo de casos múltiplos, a coleta de dados utilizou pesquisa documental e questionário on-line semiestruturado. Os dados foram tratados por análise documental temática e análise de conteúdo categorial. O quadro teórico repousou em modelos pedagógicos para EaD, interação em ambientes virtuais, tecnologias e mídias educacionais e treinamento e desenvolvimento (T&D). O estudo concluiu que predomina modelo pedagógico com concepção de aprendizagem na perspectiva cognitiva, com prevalência de cursos no formato autoinstrucional e utilização de tecnologias educacionais com característica de comunicação assíncrona, rica em símbolos comunicacionais e interações mútua e reativa. Os resultados apontam que o modelo utilizado estimula o autodesenvolvimento do corpo funcional, aproveitando as potencialidades das TDIC na indução de aprendizagem. Sugere-se investigar o impacto do modelo adotado na cultura organizacional.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.
ARAÚJO, R. K. S. Avaliação da aprendizagem na educação online: construindo elementos para um avaliar interativo-mediador. 2019. 468 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Reto, L. A. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, A. V. B. Trabalho e qualificação: questões conceituais e desafios postos pelo cenário de reestruturação produtiva. In: BORGES-ANDRADE, J. E. et al. (ed.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 1, p. 23-40.
BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. Tradução: Mattar, J. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. E-book.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. (org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. cap. 1, p. 15-32.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2023.
BRASIL Conselho Nacional de Justiça. Resolução CNJ n. 192, de 08 de maio de 2014. Brasil: CNJ, 2014. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2012. Acesso em: 1 jan. 2023.
CALDEIRA, J. M. Modelos de suporte utilizados no âmbito da formação a distância de magistrados no contexto internacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1391–1407, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10076. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10076. Acesso em: 29 nov. 2020.
CASTELLS, M. Sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução: Rosa, S. M. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DAGNINO, R. A capacitação de gestores públicos: uma aproximação ao problema sob a ótica da Administração Política. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 97-118, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15577. Acesso em: 10 de maio 2019.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (destaques). Paris: UNESCO, 1996. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 23 abr. 2020.
DEPIERI, M. A. Impacto de Educação Corporativa: educação continuada em processos educativos – Forfor. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Mestrado em Administração, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
DURAN, D. A educação a distância no processo de formação continuada da administração pública: as contribuições da Revista do Serviço Público. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 68, n. 3, p. 705-736, 2017. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1508. Acesso em 11 mar. 2021.
ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO (ENAMAT). Programa Nacional de Formação - 2019-2021. Trabalho, E. N. D. F. E. a. D. M. D.: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho 2019.
FLORIDI, L. The Onlife Manifesto. Being human in a hyperconnected era. London: Springer International Publishing, 2015. 978-3-319-04093-6. DOI 10.1007/978-3-319-04093-6. E-book. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-04093-6. Acesso em: 21 jul. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. 978-85-7753-164-6.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2015.
MALVEZZI, S. Do Taylorismo ao Comportamentalismo - 90 anos de desenvolvimento de Recursos Humanos. In: BOOG, G. G. (Ed.). Manual de treinamento e desenvolvimento ABTD. 3. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1999. cap. 2, p. 15-33.
MAYES, T.; FREITAS, S. Review of e-learning theories, frameworks and models. London: Joint Information Systems Committee, 2004. Disponível em: https://curve.coventry.ac.uk/open/file/8ff033fc-e97d-4cb8-aed3-29be7915e6b0/1/Review+of+e-learning+theories.pdf. Acesso em: 17 abr. 2019.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma revisão integrada. Tradução: Galman, R. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 23 de maio 2019.
PIAGET, J. Biologia e Conhecimento. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
PILATI, R. História e importância de TD&E. In: BORGES-ANDRADE, J. E. et al. (ed.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 8, p. 159-176.
PRETTI, O. Educação a Distância: fundamentos e políticas. EdUFMT, 2009.
PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. 2003. 292 f. Tese (Doutorado) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/6959. Acesso em: 26 set. 2019.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. Tradução: MIRANDA, D. M. 1. ed. São Paulo: Edipro, 2019. 978-8572839785.
SIQUEIRA, M. V. S.; MENDES, A. M. Gestão de pessoas no setor público e a reprodução do discurso do setor privado. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 60, n. 3, p. 241-250, 2009. Disponível em: ht https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/25. Acesso em: 16 jan. 2021
VARGAS, M. R. M.; ABBAD, G. S. Base conceituais em treinamento, desenvolvimento e educação -TD&E. In: BORGES-ANDRADE, J. E. et al. (ed.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 7, p. 137-158.
VENDRUSCOLO, M. I.; BEHAR, P. A. Investigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes Revista Educação, Porto Alegre: v.3 9, n. 3, p. 302-311, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/20666. Acesso em: 14 fev. 2019.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 85-336-1361-X.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Herrera, C. M. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 290 p. 978-85-8260-232-4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mário dos Santos de Assis, Sérgio Paulino Abranches
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.