Modelos pedagógicos em EAD para formação continuada

Estudo de caso de escolas de governo da Justiça do Trabalho no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16234

Palavras-chave:

Modelo pedagógico, Educação a Distância, Formação profissional, Tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo visa analisar os modelos pedagógicos para EaD utilizados pelas Escolas de Governo da Justiça do Trabalho no Brasil. De natureza qualitativa e com abordagem por estudo de casos múltiplos, a coleta de dados utilizou pesquisa documental e questionário on-line semiestruturado. Os dados foram tratados por análise documental temática e análise de conteúdo categorial. O quadro teórico repousou em modelos pedagógicos para EaD, interação em ambientes virtuais, tecnologias e mídias educacionais e treinamento e desenvolvimento (T&D). O estudo concluiu que predomina modelo pedagógico com concepção de aprendizagem na perspectiva cognitiva, com prevalência de cursos no formato autoinstrucional e utilização de tecnologias educacionais com característica de comunicação assíncrona, rica em símbolos comunicacionais e interações mútua e reativa. Os resultados apontam que o modelo utilizado estimula o autodesenvolvimento do corpo funcional, aproveitando as potencialidades das TDIC na indução de aprendizagem. Sugere-se investigar o impacto do modelo adotado na cultura organizacional.

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Biografia do Autor

Mário dos Santos de Assis, Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho Sexta Região

Gestor do Núcleo Pedagógico da Ejud-6, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular do Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

28/12/2023

Como Citar

ASSIS, M. dos S. de; ABRANCHES, S. P. Modelos pedagógicos em EAD para formação continuada: Estudo de caso de escolas de governo da Justiça do Trabalho no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023163, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16234. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16234. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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