Formação Superior na Rede Federal de Ensino
A materialidade do trabalho educativo em perspectiva inclusiva à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16715Palavras-chave:
Trabalho educativo, Formação docente, Contexto inclusivoResumo
A pesquisa analisou a formação superior de professores no curso de Educação Física do Instituto Federal de Roraima-IFRR, tendo enquanto objetivo avaliar como o Projeto Pedagógico integra às possibilidades do trabalho educativo para atuar com os educandos sujeitos da educação especial em contexto educacional inclusivo aos objetivos curriculares do curso. Articulou-se a relação estreita entre a formação inicial e o trabalho educativo como caminho de consolidação de práticas pedagógicas de educação para todos. O texto deriva do estudo teórico-conceitual baseado na Pedagogia Histórico-Crítica. O método pauta-se no Materialismo-Histórico Dialético. As implicações foram elucidadas pela análise de conteúdo e os resultados mostraram que a formação do curso objetiva atuar de forma mediata para compor o conjunto de formação que o capital demanda. Considera-se que a formação no curso de Educação Física pouco se relaciona com o trabalho educativo para aprendizagem e desenvolvimento humano dos alunos da educação especial em contexto inclusivo.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.
CARMO, A. A. do. Inclusão escolar e educação física: que movimentos são estes? In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DANÇA EM CADEIRA DE RODAS, 1., 2002. Anais [...]. Campinas, SP: Unicamp, Curitiba: Abradecar, 2002.
CASTRO, J. C.; ALMEIDA; M. J.; FERREIRA, V. Q. Os benefícios das intervenções pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo do estudante com déficit intelectual. In: JORNADAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA, 3., 2010. Anais [...]. Belém: [s. n.], set. 2010. Disponível em:https://unifeob.edu.br/wp-content/uploads/2021/07/anais-do-6o-encontro-cientifico-academico-da-unifeob-2020.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.
CHEROBINI, D. Teoria do capital, transição socialista e educação na obra de István Mészáros: Estudo introdutório. Florianópolis, SC, 2016.
DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 3540, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KtKJTDHPd99JqYSGpQfD5pj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 abr. 2001.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: SP, Autores Associados, 2016.
FAVARO, N. de A. L. G.; LIMA, M. F. de. DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação, Campinas, SP: Autores Associados, 2003. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33e, p. 308–310, 2012. DOI: 10.20396/rho. v9i33e.8639544. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639544. Acesso em: 6 abr. 2021.
FLETCHER, J. Transtornos de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRIGOTTO, G. A cidadania negada: Políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.
KASSAR, M. de C. M.; REBELO, A. S. O “especial” na educação, o atendimento especializado e a educação especial. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. Prática Pedagógica na Educação Especial: Multiplicidade do Atendimento Educacional Especializado. [S. l.]: Nova Almeida. 2011.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
LEHER, R. Tempo, autonomia, sociedade civil e esfera pública: uma introdução ao debate a propósito dos “novos” movimentos sociais na educação In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio. A cidadania negada. São Paulo: Cortez/Clacso, 2001.
LEHER, R. Educação no capitalismo dependente ou exclusão educacional? In: MENDONÇA, S. de L.; SILVA, V. P. da; MILLER, S. Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2. ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marrin, 2012.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MARTINS, A. S. A educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação” Práxis Educativa. Práxis Educativa [online], v. 4, n. 1, p. 21-28, 2009.
MARX, K.; ENGELS, F. Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MAZZOTTA, M. J. S. Inclusão Escolar e Educação Especial: das Diretrizes à Realidade das Escolas. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (org.). Das Margens ao Centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. 2. ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010.
NOZAKY, H. T. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da Regulamentação da profissão. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2004.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Física. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2008.
RAMOS, M. N. É possível uma pedagogia das competências contra hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2003.
RODRIGUES, D. As promessas e as realidades da inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física. In: RODRIGUES, D. Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006.
RORAIMA. Plano Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física/2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Resolução N.º 447/CONSELHO SUPERIOR, de 26 de março de 2019. Boa Vista, 2019.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SOUZA, S.B. Educação física inclusiva: um grande desafio para o século XXI. Revista Integração, ano 14, p. 35-38, 2002.
ZERBATO, A. P.; VILARONGA, C. A. R.; SANTOS, J. R. Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: Reflexões sobre a Atuação do Professor de Educação Especial. Rev. bras. educ. espec. [online], v. 27, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS, Lana Cristina Barbosa de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.