Formação Superior na Rede Federal de Ensino

A materialidade do trabalho educativo em perspectiva inclusiva à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16715

Palavras-chave:

Trabalho educativo, Formação docente, Contexto inclusivo

Resumo

A pesquisa analisou a formação superior de professores no curso de Educação Física do Instituto Federal de Roraima-IFRR, tendo enquanto objetivo avaliar como o Projeto Pedagógico integra às possibilidades do trabalho educativo para atuar com os educandos sujeitos da educação especial em contexto educacional inclusivo aos objetivos curriculares do curso. Articulou-se a relação estreita entre a formação inicial e o trabalho educativo como caminho de consolidação de práticas pedagógicas de educação para todos. O texto deriva do estudo teórico-conceitual baseado na Pedagogia Histórico-Crítica. O método pauta-se no Materialismo-Histórico Dialético. As implicações foram elucidadas pela análise de conteúdo e os resultados mostraram que a formação do curso objetiva atuar de forma mediata para compor o conjunto de formação que o capital demanda. Considera-se que a formação no curso de Educação Física pouco se relaciona com o trabalho educativo para aprendizagem e desenvolvimento humano dos alunos da educação especial em contexto inclusivo.

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Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada, Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF/FACED).

Lana Cristina Barbosa de Melo, Instituto Federal de Roraima

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

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Publicado

02/01/2024

Como Citar

MATOS, M. A. de S.; MELO, L. C. B. de. Formação Superior na Rede Federal de Ensino: A materialidade do trabalho educativo em perspectiva inclusiva à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.16715. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16715. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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