Nem protagonismo e nem autonomia

A implementação do Novo Ensino Médio no Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16724

Palavras-chave:

Amazonas, Implementação, Ensino Médio

Resumo

O ano letivo de 2022 marca a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil. O estado amazonense está, desde a conversão da Medida Provisória nº 746/2016 na Lei nº 13.415/2017, alinhado com as ações do governo federal. A pesquisa realizada utilizou o método histórico-dialético e construiu uma análise documental das Resoluções nº 83 e nº 84 de 2021 - do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM) e a netnografia da implementação do NEM no estado por meio da página do Instagram da secretaria de educação durante o período de 14/12/2021 até 24/01/2022. Os resultados demonstraram que o processo de implementação do NEM no cenário amazonense é tomado por ações unilaterais e hierárquicas e que a rede estadual e os estudantes são entes passivos nesse processo. A implementação do NEM no Amazonas tem caráter impositivo e tecnocrático, logo, nem fomenta a autonomia e nem favorece o protagonismo juvenil.

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Biografia do Autor

Nayara Ferreira Costa, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação.

Silvia Cristina Conde Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Professora no Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED). Doutorado em Educação (UFAM).

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Publicado

12/12/2023

Como Citar

COSTA, N. F.; NOGUEIRA, S. C. C. Nem protagonismo e nem autonomia: A implementação do Novo Ensino Médio no Amazonas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023128, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16724. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16724. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos