A implementação do turno único nas escolas do município do Rio de Janeiro

Percepções dos gestores escolares e educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16731

Palavras-chave:

Turno único, Tempo integral, Política educacional

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre a percepção dos gestores escolares e educacionais acerca da implementação da política de Turno Único na Rede Municipal do Rio de Janeiro. A partir de entrevistas semiestruturadas com esses atores, este escrito apresenta o olhar deles sobre os processos para a sua implementação, as concepções de educação presentes na política e seus objetivos. Este estudo, de cunho qualitativo, tem como base os resultados da pesquisa realizada na Unirio de 2019 a 2021. A partir da análise das entrevistas e a observação de documentos legais sobre a implementação do Turno Único, pautada na perspectiva da Tematização (FONTOURA, 2011) para análise dos dados, percebemos nessa política um delinear distinto das anteriores, saindo da visão mais focal e compensatória, e trazendo um olhar universalista. Apesar de serem citados alguns pontos que precisam de atenção, a política é bem vista pelos atores sociais envolvidos e tem potencial expectativa de expansão para toda a Rede pública municipal.

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Biografia do Autor

Rosângela Cristina Rocha Passos Felix, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC-RIO).

Referências

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Publicado

02/12/2023

Como Citar

FELIX, R. C. R. P.; BERNADO, E. da S. A implementação do turno único nas escolas do município do Rio de Janeiro: Percepções dos gestores escolares e educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023118, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16731. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16731. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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