O processo de alfabetização de jovens e adultos nos movimentos sociais pela terra

Educação popular em Brasil e Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17244

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Movimentos Sociais

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de educação de jovens e adultos dos movimentos sociais relacionados à terra no Brasil, o MST (Movimento dos trabalhadores rurais sem-terra) e na Colômbia, o CNA (Coordinador Nacional Agrario), a partir da tematização das múltiplas determinações históricas, sociais, políticas e culturais presente em contexto latino-americano e as práticas de educação popular comprometidas com a emancipação dos sujeitos. Para isto, foi realizado um levantamento de produções bibliográficas sobre o contexto brasileiro e colombiano e, também, um levantamento de documentos dos órgãos da América Latina para compreender a dinâmica de estruturação dos movimentos sociais, como também a maneira como se constituiu no decorrer dos anos até os dias atuais. Como fundamentação teórica, utiliza-se da Psicologia Escolar Crítica de base marxista a partir do materialismo-histórico-dialético. Isto posto, o que se mostra é que em momentos de desestruturação das políticas públicas com o avanço neoliberal, os movimentos sociais exercem papel fundamental na luta social educacional.

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Biografia do Autor

Juliana de Morais Carvalho Rudge, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Integração da América-latina.

Marilene Proença Rebello de Souza , Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Integração da América-latina PROLAM-USP. Professora Titular do Instituto de Psicologia da USP.

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Publicado

16/08/2023

Como Citar

RUDGE, J. de M. C.; SOUZA , M. P. R. de. O processo de alfabetização de jovens e adultos nos movimentos sociais pela terra: Educação popular em Brasil e Colômbia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023053, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17244. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17244. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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