Inclusão escolar na perspectiva do professor especializado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17454

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão, Professor especializado, Atendimento educacional especializado

Resumo

O estudo objetivou analisar o trabalho desenvolvido pelo professor especializado em um contexto de transição do papel da Educação Especial de um modelo substitutivo para um modelo complementar. O desenvolvimento da pesquisa se deu numa abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para a coleta de dados, utilizamos a técnica de grupo focal. Os dados mostraram resistência dos participantes em aceitar o direito do aluno PAEE de estudar em ambientes comuns e, também, que a atuação da Educação Especial, na maioria das vezes, continua sendo substitutiva e compensativa, mantendo a exclusão. Os dados indicaram que a história da Educação Especial como um serviço paralelo ainda está muito arraigada no ambiente escolar, sendo legitimada tanto por professores especializados, quanto por professores de classes comuns e gestores educacionais. Em síntese, ainda não contamos no Brasil uma escola para os alunos PAEE que supere as fragilidades da escola comum e da instituição especializada.

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Biografia do Autor

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr), Araraquara – SP – Brasil

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

Denise Cristina França dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr), Araraquara – SP – Brasil

Doutoranda em Educação.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

CARNEIRO, R. U. C.; PEDROSO, C. C. A.; SANTOS, D. C. F. dos. Inclusão escolar na perspectiva do professor especializado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2880–2897, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17454. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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