Educação e território

As políticas educacionais de Ensino Médio na formação da escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18096

Palavras-chave:

Educação e território, Políticas educacionais, Marcos legais, Ensino Médio

Resumo

Este artigo objetiva analisar os marcos teóricos e legislações educacionais relativos ao Ensino Médio, refletindo sobre a relação entre educação e território e sua materialização nas políticas públicas educacionais. Os principais marcos em vigor para o Ensino Médio são a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a Lei nº 13.415/2017, que estabelece o novo Ensino Médio. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, identificou-se que, além de focarem em aspectos mercadológicos e não na formação humana, esses marcos legais não projetam ações para a escola pública brasileira de modo condizente com a realidade desse espaço plural. A proposta de um Ensino Médio como preparação para o mercado de trabalho não só intensifica diferenças entre as redes pública e privada, como também afeta os sujeitos em seus territórios, alterados pela tentativa de uniformização da política.

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Biografia do Autor

Fahid da Costa Kemil, Universidade Federal do Pará

Mestra em Cidades, Territórios e Identidades, Instituto Ciências Exatas e Tecnologia.

Afonso Welliton de Sousa Nascimento, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia.

Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Instituto de Ciências da Educação.

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Publicado

02/01/2024

Como Citar

KEMIL, F. da C.; NASCIMENTO, A. W. de S.; PEREIRA, M. do S. V. Educação e território: As políticas educacionais de Ensino Médio na formação da escola pública. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18096. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18096. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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