Fluência de leitura em escolares do ensino fundamental
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18361Palavras-chave:
Aprendizagem, Leitura, Ensino FundamentalResumo
A habilidade de leitura é fundamental em nossa sociedade, visto que, por meio dela, adquirimos conhecimentos, desenvolvemos autocrítica e garantimos nossa autonomia. A fluência de leitura refere-se ao ato de ler com naturalidade, precisão e expressividade, e dificuldades nesta habilidade podem impactar negativamente o percurso acadêmico dos escolares no decorrer da educação básica. Compreendendo a importância da fluência de leitura, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o desenvolvimento desta habilidade em escolares do ensino fundamental, analisando-se artigos das bases de literatura PubMed e SciELO. Dos 117 artigos encontrados, 17 estudos foram selecionados conforme os critérios de inclusão e de exclusão propostos nesta revisão. Os artigos sugeriram uma progressão da fluência de leitura no decorrer da seriação escolar, com propensão à estabilização desta habilidade nos anos finais do ensino fundamental, e destacaram a correlação entre fluência de leitura, compreensão leitora e rendimento acadêmico.
Downloads
Referências
ALVES, L. M. et al. Evolução da velocidade de leitura no ensino fundamental I e II. CoDAS, v. 33, n.5, p. e20200168, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020168. Acesso em: 13 abr. 2023.
ALVES, L. M. et al. Reading fluency during the COVID-19 pandemic: a longitudinal and cross-sectional analysis. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 80, n. 10, p. 994-1003, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1055/s-0042-1758446. Acesso em: 15 abr. 2023.
ANDRADE, A. J. L.; CELESTE, L. C.; ALVES, L. M. Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II. Audiology - Communication Research, v. 24, p. e1983, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Acesso em: 15 abr. 2023.
BARTH, A. E. et al. The effect of reading duration on the reliability and validity of middle school students' ORF performance. Assessment for Effective Intervention, v. 40, n. 1, p. 53-64, 2014a. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1534508414545643. Acesso em: 14 abr. 2023.
BARTH, A. E. et al. The effects of student and text characteristics on the oral reading fluency of middle-grade students. Journal of Educational Psychology, v. 106, n.1, p. 162-180, 2014b. Disponível em: https://doi.org/10.1037/A0033826. Acesso em: 14 ago. 2023.
BIGOZZI, L. et al. Reading fluency as a predictor of school outcomes across grades 4-9. Frontiers in Psychology, v. 8, n. 200, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3389/FPSYG.2017.00200. Acesso em: 14 abr. 2023.
CAÑÓN, M.; BUITRAGO-GÓMEZ, Q. The research question in clinical practice: a guideline for its formulation. Revista Colombiana de Psiquiatría, v. 47, n. 3, p. 193-200, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rcp.2016.06.004. Acesso em: 13 abr. 2023.
CELESTE, L. C. et al. Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. CoDAS, v. 30, n. 1, p. e20170034, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034. Acesso em: 15 abr. 2023.
DENTON, C. A. et al. The relations among oral and silent reading fluency and comprehension in middle school: implications for identification and instruction of students with reading difficulties. Scientific Studies of Reading, v. 15, n. 2, p. 109-135, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10888431003623546. Acesso em: 11 abr. 2023.
GENTILINI, L. K. S. et al. Desenvolvimento de instrumento para avaliação coletiva da fluência e compreensão de leitura textual em escolares do ensino fundamental II. CoDAS, v. 32, n. 2, p. e20190015, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192019015. Acesso em: 13 abr. 2023.
KOMENO, E. M. et al. Velocidade de leitura e desempenho escolar na última série do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 437-447, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000300009. Acesso em: 14 abr. 2023.
MARTINS, M. A.; CAPELLINI, S. A. Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 31, n. 4, p. 499-506, p. 499-506, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-166X2014000400004. Acesso em: 15 abr. 2023.
MARTINS, M. A. CAPELLINI, S. A. Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leitura. CoDAS, v. 31, n. 1, p. e20170244, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018244. Acesso em: 15 abr. 2023.
MARTINS, M. A. CAPELLINI, S. A. Identification of struggling readers or at risk of reading difficulties with one-minute fluency measures. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 34, n. 10, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41155-021-00174-z. Acesso em: 12 abr. 2023.
PIRES, R. S. A. V.; GOMES, R. S.; GERMANO, G. D. Fluência de leitura em escolares de Ensino Fundamental I e II: revisão sistemática. In: VII EDIÇÃO BRAIN CONNECTION, 7., 2022, [S. l.]. Anais [...]. [S. l.], 2022. Disponível em: https://cdn.congresse.me/53zfvs9hhfs6pzhmyjvzysen3kab. Acesso em: 26 de jul. 2023.
ROBEY, R. R. An introduction to clinical trials. [S. l.]: The Asha LEADER, v. 10, n. 7, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1044/leader.FTR3.10072005.6. Acesso em: 14 ago. 2023.
ROSENDO, D. et al. Reading in COVID-19 Pandemic Times: a snapshot of reading fluency of portuguese elementary school students. Children (Basel), v. 10, n. 1, 143, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/children10010143. Acesso em: 13 abr. 2023.
SCHWANENFLUGEL, P. J. et al. Becoming a fluent and automatic reader in the early elementary school years. Reading Research Quarterly, v. 41, n. 4, p. 496-522, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1598/RRQ.41.4.4. Acesso em: 14 abr. 2023.
SILVA, C.; FONSECA, B. V. Reading fluency performance of elementary-school fifth-grade students. Revista CEFAC, v. 23, n. 6, p. e8621, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20212368621. Acesso em: 15 abr. 2023.
STARLING-ALVES I, HIRATA G, OLIVEIRA J. B. A. Covid-19 school closures negatively impacted elementary-school students' reading comprehension and reading fluency skills. International Journal of Educational Development, v.99, 102753, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2023.102753. Acesso em: 27 jul.2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renata Pires, Rosana Gomes da Silva, Giseli Donadon Germano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.