A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: ENTRE INCLUSÃO E MERCANTILIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18730Palavras-chave:
Acesso, Inclusão, Políticas, Educação superiorResumo
As políticas de ensino superior, face às transformações sociais e econômicas, expressam os conflitos inerentes à sociedade capitalista, apesar de apresentarem discursos que defendem o acesso para todos. Portanto, o artigo tem como objetivo problematizar as condições sócio-históricas que afetam a construção do ensino superior inclusivo. Desenvolvidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, os dados são analisados sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético e revelam o movimento de ampliação do ingresso em instituições públicas e privadas. Como resultado, conclui-se que as políticas de inclusão no ensino superior seguem a lógica do sistema em que são geradas e determinam dualidades neste nível de ensino. Porém, no ensino público, as políticas interferem no perfil socioeconômico dos estudantes, aumentando o ingresso de grupos oprimidos, enquanto no ensino superior privado comercial esse movimento se expressa por meio de estudantes brancos, financiados pelo FIES, do sexo feminino e matriculados em turmas noturnas.
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